A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Educação

MEC antecipa divulgação do gabarito oficial do Enem

Inep irá informar nova data, afirma ministro do MEC.

Por Hugo Guimarães

11/11/2024 às 07:11 - Atualizado em 11/11/2024 às 14:32

MEC antecipa divulgação do gabarito oficial do Enem

MEC antecipa divulgação do gabarito oficial do Enem-José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (10) que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipada. Originalmente prevista para o dia 20 de novembro, a nova data será informada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, ainda nesta semana. Segundo o ministro, a medida busca agilizar o acesso dos estudantes às respostas oficiais.

PUBLICIDADE

Os resultados finais do Enem estão programados para o dia 13 de janeiro de 2025, de acordo com o cronograma divulgado pelo MEC. Nesta data, os estudantes poderão conferir suas pontuações e utilizá-las para ingresso em universidades públicas e privadas, além de acessar programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Neste domingo (10), foi realizado o segundo e último dia de provas do Enem 2024. Os candidatos enfrentaram questões de ciências da natureza (física, química e biologia) e de matemática. No primeiro domingo de provas, em 3 de novembro, foram aplicadas as questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. A taxa de presença no segundo dia foi de 69,4%, uma leve queda em relação ao primeiro dia, quando 73,4% dos inscritos compareceram. A abstenção no segundo dia chegou a 30,6%, superior aos 26,6% do primeiro domingo, mas abaixo dos 32% registrados no mesmo período em 2023.

Este ano, o Enem contou com a inscrição de mais de 4,3 milhões de candidatos, com um aumento significativo no número de estudantes concluintes do ensino médio oriundos de escolas públicas. De acordo com o MEC, o percentual de inscritos vindos da rede pública passou de 58% (cerca de 1,1 milhão) em 2023 para 94% (aproximadamente 1,6 milhão) neste ano. Esse aumento é atribuído à isenção de taxa de inscrição, uma política voltada aos alunos do terceiro ano do ensino médio.

“Esse foi um esforço feito pelo ministério, não tenho dúvida pelo impacto do programa pé-de-meia. Para o aluno que está no terceiro ano, é gratuita a inscrição. O Enem é a porta de entrada para o ensino superior e para o acesso a todas as políticas públicas estaduais e federais”, ressaltou o ministro Camilo Santana, enfatizando o compromisso do MEC em democratizar o acesso à educação superior.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 1 hora

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 1 hora

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 2 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 3 horas

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 3 horas