Educação

Educação


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Prouni: pré-selecionados devem apresentar documentação até quarta

Resultado da primeira chamada foi divulgado em 31 de julho.

12/08/2024 às 11:54 - Atualizado em 12/08/2024 às 13:04

Prouni: pré-selecionados devem apresentar documentação até quarta

Prouni: pré-selecionados devem apresentar documentação até quarta-Foto: Rafa Neddemayer/Agência Brasil

Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2024 devem apresentar sua documentação às instituições de educação superior até quarta-feira (14).

O programa federal oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. A iniciativa tem duas edições por ano.

Em 2024, o MEC ofertou 651.483 bolsas no Prouni, entre integrais (100%) e parciais (50%). Nas duas edições do ano, o programa teve 910.419 candidatos inscritos. Como cada participante pode escolher até dois cursos, o Prouni teve mais de 1,8 milhão de inscrições neste ano.

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da primeira chamada em 31 de julho, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Comprovação

Os candidatos podem entregar a documentação para comprovar as informações prestadas no ato de inscrição presencialmente ou encaminhar por meio virtual às instituições para as quais foram pré-aprovados. A documentação será encaminhada ao coordenador do Prouni dentro da própria instituição.

A instituição deverá disponibilizar, em suas páginas na internet, campo específico para o encaminhamento. Ao receber a documentação do candidato, as instituições de educação superior privada devem, obrigatoriamente, entregar ao candidato um comprovante da entrega da documentação.

Além disso, precisarão registrar a aprovação ou reprovação dos participantes no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni) e emitir os termos de concessão de bolsa ou termos de reprovação até sexta-feira (16).

Os estudantes no programa federal devem ficar atentos quanto à existência de eventuais exigências adicionais por parte das instituições de ensino, como submeter os pré-selecionados a um processo seletivo próprio, que pode ser diferente do vestibular. Nestes casos, não poderá ser cobrada qualquer taxa do candidato.

O MEC informa que é de inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação do candidato.

As regras estão disponíveis nos editais do Prouni de 2024.

PUBLICIDADE

Cronograma

Após o período de comprovação das informações, será divulgada em 20 de agosto a lista dos candidatos pré-selecionados para segunda chamada do segundo Prouni de 2024. O acesso à lista, também está no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. E a apresentação dos documentos pelos estudantes deverá ser feita até 30 de agosto.

Os estudantes que não foram pré-selecionados nas duas chamadas anteriores podem participar da lista de espera. Os interessados deverão manifestar seu interesse por meio da página do Prouni, entre 9 e 10 de setembro de 2024.

A lista de espera estará disponível no dia 13 de setembro, no Sistema do Prouni (Sisprouni), para consulta pelas instituições de educação superior e pelos candidatos.

Prouni

Criado em 2004, o Prouni custeia bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas.

Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita do candidato inscrito não pode exceder o valor de um salário-mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa). No caso de bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar o valor de três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa, em 2024).

O MEC aponta que o público-alvo a ser beneficiado é o estudante sem diploma de nível superior.

Para esclarecimento de dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Criminoso abre fogo e deixa homem ferido na zona rural de Maués

Crime ocorreu nas proximidades da comunidade Nova Betel, no Rio Apocuitaua-Miri, na noite de segunda-feira (13). A motivação ainda é desconhecida.

há 10 minutos

Manaus

URGENTE: Empresário é sequestrado no fazendinha, na Zona Norte de Manaus; câmera flagrou ação

Crime aconteceu no bairro Fazendinha. Polícia Militar foi acionada e imagens de câmeras de segurança devem ajudar nas investigações.

há 25 minutos

Manaus

Carreta com turbina fica presa sob passarela e provoca congestionamento na Ponta Negra, em Manaus

Veículo de grande porte causou transtorno na zona centro oeste da capital.

há 49 minutos

Polícia

‘Assalto de brincadeira’ termina com dois funcionários baleados por policial civil

Policial de folga reagiu ao acreditar que o crime era verdadeiro. Os dois homens foram socorridos conscientes e o caso será investigado pela Polícia Civil.

há 57 minutos

Brasil

Dono da ‘Picanha do Bolsonaro’ ironiza em vídeo denúncia de mulher trans: “comprei picanha, veio linguiça”

Leandro Batista Nóbrega publicou uma encenação sobre o caso após ser acusado por uma mulher trans de transfobia e de não pagar por um programa. O episódio é investigado pela Polícia Civil de Goiás.

há 1 hora