Provas de avaliação, no período do projeto “Aula em casa”, são impressas no Parque Gráfico da Imprensa Oficial

Com a retomada das novas turmas, foram impressas 5.854 provas para alunos do 4° ano e 14.812 provas para o 8° ano do Ensino Fundamental.

Redação AM POST

A parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) mais uma vez traz bons frutos. Com o retorno das aulas presenciais do Ensino Fundamental no último dia 30 de setembro, a Secretaria de Educação realizará a aplicação da Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas (Avam), que visa a medir o aprendizado dos estudantes durante o regime especial de aulas não presenciais e assim, traçar novas estratégias de ensino. As avaliações foram impressas no Parque Gráfico da Imprensa Oficial.

Em agosto, com o retorno das aulas presenciais dos alunos do Ensino Médio, cerca de 107 mil estudantes realizaram a avaliação. Com a retomada das novas turmas, foram impressas 5.854 provas para alunos do 4° ano e 14.812 provas para o 8° ano do Ensino Fundamental.

Continua depois da Publicidade

Para Ricardo Dutra, técnico da Coordenação de Avaliação de Aprendizagem e Desempenho Educacional (CAADE), a relação entre os dois órgãos só vem a acrescentar para a Secretaria de Educação, uma vez que a qualidade, agilidade e maneira de contratação é melhor e mais rápida. “Estamos aqui, na segunda etapa do trabalho, a primeira foi realizada há um tempo atrás com a impressão das provas do Ensino Médio e agora, nós estamos trabalhando os dois segmentos que é o Fundamental 1, com provas para o 4º ano, e o Fundamental 2, com provas para o 8º ano. Trabalhar em parceria com a Imprensa Oficial foi a melhor opção da secretaria porque ela está em processo de modernização do seu Parque Gráfico e a qualidade do material é indiscutível”, apontou.

A parceria com a Secretaria de Educação e Desporto obedece à determinação do governador Wilson Lima que, por meio de decreto, estabelece que seja dada preferência à IOA na produção e execução de serviços gráficos contratados pelas secretarias, autarquias e fundações do Governo. O Decreto nº 42.459, de 03 de julho de 2020, determina que os órgãos da administração direta e indireta darão preferência na contratação de serviços de impressão gráfica à Imprensa Oficial do Estado do Amazonas quando a mesma apresentar preço igual ou menor ao oferecido pela iniciativa privada.

A modernização do Parque Gráfico, assim como firmar a IOA, efetivamente, como a gráfica oficial do Governo do Estado foi uma das principais metas estabelecidas para o órgão que, em 2020, completou 128 anos. Neste ano, a Imprensa Oficial já realizou a entrega de produtos gráficos à Secretaria de Administração e Gestão (Sead), Casa Civil, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Educação e Desporto, Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev), Secretaria de Produção Rural (Sepror) e Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

Continua depois da Publicidade

* Com informações da Assessoria de Imprensa