Educação

Educação


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Semed firma acordo para facilitar gestão dos Conselhos Escolares

A Semed possui, atualmente, 475 escolas com conselho escolar.

Por Natan AMPOST

08/03/2017 às 16:49

Com o objetivo de melhorar a atuação dos Conselhos Escolares, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) firmou um acordo de cooperação mútua com o Banco do Brasil nesta quarta-feira (8), para a normatização de procedimentos bancários que auxiliarão nas movimentações financeiras e administrativas realizadas pelas entidades. A Semed possui, atualmente, 475 escolas com conselho escolar.

PUBLICIDADE

Com o acordo, o Banco do Brasil padronizará o atendimento nas agências da cidade referente aos documentos solicitados às escolas municipais para a abertura das contas dos conselhos, reduzindo em 90% a inadimplência dos mesmos com a instituição bancária.

O inadimplemento dificulta o recebimento de repasses de recursos federais por parte das unidades escolares. Também será implantado um gerenciador financeiro, recurso disponibilizado pelo banco, em que os responsáveis pela tesouraria e administração do conselho poderão realizar várias transações como retirada de extratos e transferências, sem que seja necessário ir até a agência física.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, o acordo vem para melhorar um setor que tem sido bastante trabalhado pelo órgão, que é a participação dos conselhos e do controle social promovido por eles.

“A melhoria da qualidade da educação passa pelo fortalecimento dos conselhos e essa iniciativa é um dos componentes que nos ajudará nisso. Porque, por meio deles, acaba havendo uma formação da responsabilidade social como apoiadores do processo de educar”.

A ideia de normatização surgiu da necessidade observada pela instituição, uma vez que cada conselho tem estatuto e regras diferentes e, consequentemente, documentações diversas e possuem necessidades distintas. Nos dias 13 e 14 de março serão realizadas, no auditório da Semed, formações para os diretores dos conselhos escolares, quando serão explicados todos os serviços disponibilizados pelo banco, além de informações de como utilizar a ferramenta de gerenciador financeiro.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

‘Vai parar tudo amanhã’, diz sindicato após anunciar nova greve dos ônibus em Manaus

Categoria cobra salários e cesta básica em atraso e acusa empresários e políticos de usarem o transporte coletivo como instrumento de disputa.

há 4 minutos

Justiça

“Quero ver me prender”: suspeito de homicídio provoca a polícia e acaba preso em Manaus

Homem foi localizado em uma cooperativa de ônibus na Zona Leste de Manaus e começará a cumprir pena de mais de 14 anos de prisão pelo assassinato ocorrido em 2010.

há 41 minutos

Brasil

Homem com autismo é executado a tiros ao tentar escapar de assalto

Marcelo de Alcântara Brito, de 40 anos, foi perseguido e baleado por um criminoso que tentou roubar seu cordão. O suspeito fugiu sem levar o objeto.

há 58 minutos

Política

Flávio Bolsonaro anuncia Alfredo Gaspar como vice e define chapa do PL para a disputa presidencial

Deputado federal por Alagoas foi escolhido após semanas de negociações internas e terá a missão de reforçar a campanha bolsonarista no Nordeste.

há 1 hora

Polícia

Conselheiro do tribunal do crime é preso após jovem ser brutalmente torturado em matagal no AM

Vítima conseguiu fugir durante o chamado “tribunal do crime” e revelou à polícia detalhes da violência sofrida. Outros envolvidos seguem foragidos.

há 2 horas