A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Educação

Vereadora defende paralisação dos professores de Manaus

A paralisação nacional da categoria está prevista para amanhã (15).

Por Natan AMPOST

14/03/2017 às 15:07

A manutenção da aposentadoria por tempo de permanência dos professores e adesão total à paralisação nacional da categoria prevista para amanhã (15), receberam o apoio na manhã desta terça-feira (14), da vereadora e presidente da Comissão de Educação, Therezinha Ruiz, na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

PUBLICIDADE

Segundo a parlamentar, o projeto de reforma da Previdência proposto pelo Governo Federal, afetará diretamente os 12,5 mil profissionais do Magistério em estabelecimentos de Educação Básica (infantil, ensino fundamental e médio) em Manaus.

“A PEC vai afetar desde as creches até o ensino médio. Trago aqui uma preocupação especial quanto as alterações que vamos ter na Previdência, o que inclui a anulação da aposentadoria especial dos professores. É preciso mobilizar todos os setores para apresentar outras propostas ao Governo Federal”, destacou Therezinha, que exerceu o magistério por mais de 30 anos.

A parlamentar acrescentou ainda que o benefício diferenciado para a categoria é destinado para suprir os frequentes danos psicológicos, assédio moral e até casos de agressão física, que acontecem na rede pública e também em escolas particulares.

A vereadora alertou que com ampliação do tempo de serviço dos servidores – a partir da aprovação do projeto apresentado pela União, os servidores da educação que atualmente se aposentariam após 25 anos de contribuição, vão ter que trabalhar um total de 49 anos para receber o benefício integral – vai afetar a qualidade de vida dos profissionais e dos serviços prestados aos alunos.

PUBLICIDADE

“Certamente irá acarretar no aumento de afastamentos por motivos de doença, onerando as prefeituras e todo o sistema de saúde de Manaus e de todos os municípios do País, além de prejudicar o calendário escolar e o aprendizado do conteúdo”, alertou.

Ruiz pediu ainda o apoio e adesão da população para a manifestação da categoria que acontece nesta quarta-feira, a partir das 15h, na Praça do Congresso, na região central da cidade.

“Essa mobilização é um direito e um dever para que os nossos parlamentares federais possam se alertados a deixar com que os educadores apresentem de fato suas propostas. Propostas estas que incluem as reais demandas enfrentadas no cotidiano de cada profissional”, defendeu.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Mundo

Sequência de terremotos atinge Venezuela, Japão e Califórnia em menos de 36 horas e acende alerta mundial

Abalos sísmicos registrados em diferentes continentes chamaram a atenção pela intensidade e reforçaram o monitoramento.

há 1 hora

Amazonas

Marciele Albuquerque encanta o Bumbódromo com performance inspirada nas onças na 2ª noite do Festival de Parintins

Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso emocionou o público ao interpretar a força da onça-pintada e da onça-preta ao som da toada “Cunhã Tribal”.

há 2 horas

Brasil

Nova parcela do Pé-de-Meia será paga a partir de segunda-feira (29); veja quem tem direito

Pagamento da quarta parcela será feito entre 29 de junho e 6 de julho para alunos que mantiveram frequência mínima de 80% nas aulas.

há 2 horas

Amazonas

Valentina Cid emociona o Bumbódromo ao se transformar em beija-flor ao som de ‘Rostinho de Anjo’ em Parintins

Sinhazinha da Fazenda do Boi Caprichoso encantou o público com uma apresentação inspirada na fauna amazônica durante a segunda noite.

há 2 horas

Mundo

Trump ameaça Irã e diz que país pode “deixar de existir” após novos ataques dos EUA

Presidente norte-americano afirmou que poderá ampliar a ofensiva militar caso o Irã continue violando o acordo de cessar-fogo.

há 2 horas