A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2018

Após fracasso nas urnas, PSDB tem reunião para repensar futuro

Expulsão de 17 tucanos, anunciada ontem, transforma reunião sobre posicionamento no segundo turno num fórum sobre o futuro da sigla.

Por Hugo Guimarães

09/10/2018 às 10:38 - Atualizado em 09/10/2018 às 15:55

Depois de amargar seu pior desempenho na história em uma eleição presidencial, o PSDB se reúne nesta terça-feira (9), em Brasília, para definir o que fazer no segundo turno do qual o partido, pela primeira vez desde 2002, foi alijado (o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso venceu no primeiro turno em 1994 e 1998).

PUBLICIDADE

O candidato tucano Geraldo Alckmin ficou em quarto lugar na disputa pelo Palácio do Planalto, com menos de 5% dos votos válidos. Até aqui a pior votação tucana foi com Mário Covas, que também ficou em quarto lugar, em 1989, mas com 11,5% dos votos.

“A Executiva Nacional vai se reunir para fazer uma avaliação do processo eleitoral e tomar uma posição em relação ao segundo turno”, afirmou Alckmin na noite de domingo, após a apuração.

O partido não conquistou nenhum governo estadual já em primeiro turno e registrou uma das suas piores votações para o Congresso Nacional. Foram eleitos apenas 29 deputados tucanos, a nona maior bancada atrás de PT, PSL, PP, PSD, PSB, entre outros. Em 2014, o PSDB elegeu a terceira maior bancada da Câmara. No Senado, os números são um pouco melhores: o partido elegeu quatro candidatos e terá a segunda maior bancada no início da legislatura de 2019 com oito senadores, contando os que foram eleitos em 2014 e ainda têm mais quatro anos de mandato.

Apesar do fraco desempenho nacional, o PSDB é o partido com o maior número de candidatos ainda disputando um segundo turno: seis tucanos vão estar nas urnas no dia 28 de outubro —ante quatro do PDT, PSB e PSL— em São Paulo e Minas Gerais (os dois maiores colégios eleitorais do país) e ainda em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Roraima e Rondônia. Vários desses tucanos já expressaram apoio a Bolsonaro, o que torna ainda mais urgente a decisão da Executiva.

PUBLICIDADE

A perspectiva, desde a semana passada, é que o partido libere seus quadros para apoiarem quem quiserem no segundo turno entre o petista Fernando Haddad e o capitão reformado Jair Bolsonaro (PSL). Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, Alckmin deve ficar neutro. Nesta segunda (8), citando nominalmente Alckmin, além de Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede), Haddad afirmou que quer “conversar com as forças democráticas do país”.

O tucano, que hoje preside a sigla, também já sofre pressão para deixar a presidência do PSDB. Segundo o jornal, uma ala do partido, ligada a João Doria, que disputa o segundo turno pelo governo de São Paulo com o ex-vice governador de Alckmin, Márcio França, prega que Alckmin coloque o cargo à disposição. Na avaliação dos aliados do ex-governador, se Doria vencer, o PSDB dará uma guinada à direita.

Ontem, o PSDB anunciou a expulsão do ex-governador paulista Alberto Goldman, crítico declarado do ex-prefeito de São Paulo, e de outros 16 integrantes por infidelidade partidária ao supostamente apoiarem Márcio França (PSB) na disputa com Doria pelo governo paulistano. A atitude transforma o encontro de hoje numa tensa reunião sobre o futuro da sigla.

Fonte: Exame

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Vidente diz ter previsto terremotos após falhar em previsão de invasão alienígena durante jogo do Brasil

Após repercussão nas redes sociais, Vó Bahiana afirmou que acertou previsões sobre abalos sísmicos no Japão, Venezuela e no Norte do Brasil

há 22 minutos

Polícia

Moto roubada no Pará é recuperada durante operação em Parintins

Veículo foi abandonado pelo condutor ao perceber barreira policial montada pelas forças de segurança.

há 32 minutos

Manaus

Renato Junior discute melhorias no plano de saúde dos servidores municipais

Renato Junior, Manausmed, Hapvida, servidores municipais, saúde, Prefeitura de Manaus, Semad, plano de saúde, assistência médica, Manaus..

há 39 minutos

Amazonas

Saúde mantém 25 unidades de urgência funcionando durante ponto facultativo em Manaus

Rede estadual garante atendimento 24 horas durante o Festival de Parintins.

há 48 minutos

Amazonas

MPAM investiga falta de professores em escolas estaduais de Lábrea

Inquérito busca apurar déficit de docentes e cobrar da Seduc-AM medidas para regularizar o ensino na rede estadual do município

há 49 minutos