Em seu primeiro pronunciamento após a confirmação de que haverá um segundo turno, o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) voltou a questionar as urnas eletrônicas e disse que, se não houvessem ocorridos problemas ao longo da votação, teria sido eleito presidente neste domingo (7), já no primeiro tuno. Bolsonaro vai disputar o segundo turno com Fernando Haddad (PT).
“Recebemos muitas críticas de urnas. Algumas pessoas votavam para governador e se encerrava o voto. Outras apertavam o 1 e aparecia o candidato da esquerda [Haddad]”,’ disse Bolsonaro durante uma transmissão ao vivo transmitida em seu perfil no Facebook.
PUBLICIDADE
Bolsonaro aproveitou sua fala para fazer um aceno ao eleitor do Nordeste, única região onde foi derrotado por Haddad. Com isso, ele reforça a estratégia de se aproximar dos nordestinos, adotada nesta reta final de campanha.
“O que quero para o Nordeste é que uma região que através do seu povo, humilde, conservador e trabalhador, fique livre da mentira, fique livre da coação que sempre existe por parte do PT. Sempre existiu por parte do PT por ocasião e por eleições. Eles fazem um verdadeiro terrorismo desses que pertencem ao grupo de gente mais humilde no Brasil”, destacou.
O candidato do PSL também atacou o PT e adotou um discurso de união para os seus eleitores diante do adversário.
PUBLICIDADE
“Não vai ser fácil este segundo turno, eles têm bilhões para gastar. Eles quebraram grandes empresas, afundaram bancos. Eles têm dinheiro. Eles têm também parte da mídia favorável aos seus propósitos. A gente lamenta que parte da imprensa brasileira não abriu os olhos. O que eles esperam com a volta do PT ao poder? Controle social da mídia! Temos que acreditar no nosso Brasil”, declarou.
O deputado federal também repetiu a estratégia de se dirigir ao público feminino, garantindo “segurança e paz às mães” caso seja eleito. Este discurso ganhou uma atenção especial especialmente após a mobilização da campanha #EleNão, protestos que reuniram milhares nas ruas pelo Brasil e pelo exterior no último dia 29 de setembro.