A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2018

Bolsonaro não descarta ida a debates, vice diz que adversários baixam nível da discussão

O candidato disse nesta quinta-feira que participará dos debates com presidenciáveis.

Por Hugo Guimarães

23/08/2018 às 18:20 - Atualizado em 24/08/2018 às 17:53

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, disse nesta quinta-feira que participará dos debates com presidenciáveis, conforme sua agenda de campanha permitir, ressaltando que já foi a encontros em ambientes “conhecidamente desfavoráveis”, ao mesmo tempo em que seu companheiro de chapa afirmou que os adversários baixam o nível da discussão.
“Desde o início temos atendido gentilmente a diversos convites para entrevistas, sabatinas e debates no Brasil inteiro, quase sempre em ambientes conhecidamente desfavoráveis. Seguiremos buscando atender aos convites com boa fé, sem comprometer nossa agenda”, tuitou Bolsonaro nesta tarde.

O candidato a vice, general da reserva do Exército Hamilton Mourão (PRTB), disse que o próprio Bolsonaro acredita que sua ausência não teria impacto sobre os eleitores que busca conquistar.

“Ele é o candidato que está na frente, então cada debate desses os outros candidatos procuram, em vez de discutir em alto nível, acabam colocando o debate em nível mais baixo”, disse Mourão à Reuters.

PUBLICIDADE

“Toda decisão tem prós e contras. O contra seria esse aí (parecer que está fugindo do debate), mas na avaliação dele, ele julga que, nos eleitores que está buscando, isso não vai influenciar”, acrescentou.

Mourão argumentou que a campanha de Bolsonaro depende de voos de carreira e muitas vezes é difícil conciliar os compromissos.

“Ele (Bolsonaro) precisa estar em outros lugares, a campanha dele está muito agitada, praticamente está dormindo no avião. E lembrar que a nossa campanha é uma campanha feita em companhias aéreas, não é de jatinho”, disse.

Bolsonaro é o líder das pesquisas de intenção de voto ao Palácio do Planalto no primeiro turno nos cenários sem a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deverá ser barrado da disputa pela Lei da Ficha Limpa.

Mais cedo, o presidente do PSL, Gustavo Bebiano, disse à Reuters que a participação do candidato nos debates televisivos “não é uma prioridade”, mas ressalvou que o comando da campanha ainda não tinha tomado uma decisão sobre não comparecer a esses eventos.

“Não é prioridade. Esses debates não favorecerem em nada, não acrescenta em nada. A formatação nivela todo mundo por baixo, parece concurso de Pinóquio: todo mundo tem solução milagrosa”, disse Bebiano.

Em vídeo divulgado em junho por meio de suas redes sociais, o próprio Bolsonaro —ainda pré-candidato a presidente na ocasião— havia dito que iria participar de todos os debates na televisão. Até o momento, ele compareceu aos dois realizados na televisão, promovidos por Band e RedeTV!.

PUBLICIDADE

Segundo Bebiano, há uma deliberação da campanha em privilegiar as agendas de Bolsonaro com o povo e que na próxima semana Bolsonaro terá agendas de segunda a domingo no Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Acre e Rondônia.

“Quando se assume o compromisso em comparecer a debates e convites, você não faz campanha”, disse o presidente do PSL, acrescentando que Bolsonaro é o único candidato que não perdeu o contato com a realidade do povo. “O resto da classe política está alheia ao Brasil.”

Perguntado se o não comparecimento de Bolsonaro mostraria um “telhado de vidro” do candidato, o presidente do partido rejeitou. “Cada um interpreta as coisas do jeito que quer. O que trouxe o candidato até aqui foi a espontaneidade, não fica em cima do muro, concorde-se ou não com as posições dele.”

SEGUNDO TURNO
Bebiano também afirmou que os resultados das pesquisas —como Datafolha divulgado na véspera— que apontaram derrota de Bolsonaro no segundo turno para a maioria dos principais adversários são um “grande ponto de interrogação”.

“As informações não casam, a nossa pesquisa está na rua”, disse, ao citar o apoio que Bolsonaro recebeu na quarta-feira em ato de campanha em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. “A cidade literalmente parou, e ali é território do Alckmin”, acrescentou, numa referência ao candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, ex-governador do Estado.

Mourão também mostrou cautela com os resultados apontados na pesquisa, reproduzindo um dos argumentos mais conhecidos para isso.

“Tenho certa desconfiança em relação a essas pesquisas, até porque eu não conheço ninguém que foi pesquisado, nunca conheci ninguém que tivesse sido pesquisado. Prefiro aguardar mais o desenrolar da campanha, o começo do próprio tempo de TV, apesar de o nosso ser muito pequeno, mas vamos aguardar aí mais um tempo para ver o que vai se consolidar disso”, disse o candidato a vice.

Fonte: Reuters

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Pará

Vídeo mostra prefeito de Tucuruí ameaçando cortar saúde e educação de aldeia durante protesto indígena

Declaração foi feita durante negociação para liberar a BR-422, bloqueada por indígenas da etnia Assurini em reivindicação ligada ao DNIT.

há 28 minutos

Famosos

Marrone da dupla com Bruno surpreende ao dizer em show que é meio gay: “Todo mundo gosta um pouquinho”

Declaração bem-humorada do cantor sertanejo viralizou nas redes sociais.

há 59 minutos

Amazonas

Lula confirma que não vai ao Festival de Parintins 2026 e envia mensagem aos torcedores de Caprichoso e Garantido

Presidente gravou um vídeo para o povo amazonense, elogiou o Festival Folclórico de Parintins e afirmou que seu “coração estará” na festa.

há 1 hora

Manaus

Prefeito Renato Junior anuncia ajuda humanitária à Venezuela e relembra apoio durante a crise do oxigênio na pandemia em Manaus 

Prefeito Renato Junior mobiliza força-tarefa com alimentos, água, medicamentos e colchões para atender vítimas da tragédia.

há 2 horas

Mundo

Bebê recém-nascido é encontrado vivo após ficar 32 horas sob escombros de terremoto na Venezuela

Recém-nascido foi resgatado junto com a mãe em La Guaira, um dos estados mais atingidos pelos terremotos que deixaram centenas de mortos e milhares de feridos.

há 2 horas