A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2018

David Almeida consegue junto a justiça eleitoral, suspender divulgação da pesquisa Ibope pela TV Amazonas

A pesquisa para o cargo de governador seria divulgada nesta segunda-feira (17).

Por Natan AMPOST

17/09/2018 às 19:46 - Atualizado em 18/09/2018 às 13:20

Redação AM POST*

PUBLICIDADE

O candidato a governador do Amazonas, David Almeida (PSB), da Coligação “Renova Amazonas” teve Representação Eleitoral deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para proibir a TV Amazonas de divulgar nesta segunda-feira (17) pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope para o cargo que disputa nas eleições 2018.

A coligação usou argumento de que a pesquisa identificada sob o nº AM-01057/2018, está “eivada de irregularidades”. Entre elas estratificação equivocada quanto a sexo, idade e grau de instrução com uso de plano amostral o Censo 2010, o Pnad 2016 e dados do TSE de 2018 dados de anos completamente diferentes que não podem, segundo advogados, ser levados em consideração.

Outras irregularidades encontradas pela coligação são em relação à estratificação do nível econômico, quando o Ibope informa ouvir mais os eleitores economicamente ativos em detrimento dos inativos, sem justificativa plausível e a inexistência de ponderação das amostras coletadas quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico, requisito que serve para correção de distorções, buscando refletir o resultado mais fiel possível ao cenário real do eleitorado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Na abertura do 59º Festival de Parintins, Roberto Cidade destaca investimentos que impulsionam economia, turismo e serviços públicos

Na abertura oficial do festival, governador Roberto Cidade destacou investimentos em cultura, turismo, saúde, segurança e infraestrutura.

há 5 horas

Amazonas

Valentina Cid ‘flutua’ na arena e leva torcida do Caprichoso ao delírio no Festival de Parintins

Representante do Item 7 protagonizou uma evolução marcada por efeitos cênicos e técnica, arrancando aplausos e emoção da torcida azul.

há 6 horas

Amazonas

Caprichoso abre Festival de Parintins com homenagem às origens da ilha e espetáculo de resistência

Primeiro ato do espetáculo “Brinquedo que canta o seu chão” reuniu música, alegorias, tradição e emoção para abrir a disputa.

há 7 horas

Pará

Lutador de MMA acusado de matar influenciadora trans Paola Brattcho em motel vai a júri popular no Pará

Vítima foi morta a facadas dentro de um motel em março de 2025.

há 7 horas