Eleições 2018

Eleições 2018


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

É #FAKE mensagem que diz que eleitor pode votar mesmo se não tiver feito biometria obrigatória

Texto compartilhado nas redes sociais afirma que não há impedimento de voto para quem não fez a biometria em cidades onde ela foi obrigatória e que Justiça pode ser acionada. Mensagem é falsa.

Por Hugo Guimarães

03/10/2018 às 11:09

Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que o eleitor pode votar mesmo que não tenha feito a biometria. O post é #FAKE. Nas cidades em que houve a biometria obrigatória, o não comparecimento fez com que o título eleitoral tenha sido cancelado, deixando o eleitor impedido de votar.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, quem perdeu o prazo para fazer a biometria nos estados em que ela é obrigatória não pode votar nas eleições de 2018.

PUBLICIDADE

O cadastramento biométrico foi considerado obrigatório para eleitores em 2.800 municípios do país, segundo o TSE. O prazo para regularização foi até o dia 9 de maio. Porém, cerca de 3,6 milhões de brasileiros de 862 cidades tiveram o título cancelado por não fazer o cadastro.

É possível consultar a situação do seu título de eleitor no site do TSE.

Segundo o TSE, se o título foi cancelado, o eleitor só poderá regularizar a situação eleitoral após as eleições deste ano. Isso porque o cadastro eleitoral não pode ser alterado no período de 10 de maio a 4 de novembro de 2018. O cadastro eleitoral vai ser reaberto em 5 de novembro.

Apesar de o PSB ter entrado com um pedido no Supremo Tribunal Federal para que os eleitores fossem liberados a votar, na última quarta-feira (26) o STF manteve a proibição por 7 votos a 2.

PUBLICIDADE

No total, 73,7 milhões de pessoas, 50% do eleitorado apto, vão votar usando a biometria nas eleições de 2018.

Cidades em que a biometria não é obrigatória

Nas cidades em que a biometria não é obrigatória, o eleitor pode votar, mesmo que ainda não tenha feito o cadastramento das digitais. Nesse caso, a identificação do eleitor será com documento oficial de identificação com foto.

O que é a biometria?

O cadastramento biométrico tem o objetivo de fazer a identificação e verificação biométrica da impressão digital do eleitor. A ideia é ter mais segurança e evitar fraudes. No Brasil, a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos. A coleta das digitais dura poucos segundos. Além disso, é tirada uma fotografia e cadastrada a assinatura digitalizada.

Veja o texto da mensagem falsa:

REPASSEM AO MÁXIMO DE PESSOAS:
Não há impedimento ao voto, em caso de não ter feito a biometria!

Estão fazendo isto pra que os que não fizeram não compareçam à votação. Mas estaremos todos lá, devidamente credenciados, precisando só levar documento com foto, conforme o previsto na legislação! A conversa sobre impedimento é pra afastar os mais humildes e com menos acesso à informação, da votação… o voto é direito que não se perde por conta desta medida. Não há legislação acima do direito ao voto, que o condicione à biometria.

Fonte: G1

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Veja Mais

Manaus alcança melhor Ideb entre as três maiores redes municipais de ensino do Brasil

Capital amazonense obteve nota 6,4 nos anos iniciais e 5,3 nos anos finais do Ensino Fundamental, superando Rio de Janeiro e São Paulo.

há 2 minutos

Manaus

Mancha de óleo provoca acidente com moto por aplicativo e deixa passageira ferida em Manaus

Vítima foi socorrida pelo Samu e trânsito ficou lento durante o atendimento.

há 43 minutos

Brasil

PM realiza operação no Complexo da Maré e apreende gráfica de dinheiro falso, fuzis e drogas

Quatro suspeitos foram presos e uma gráfica clandestina de cédulas falsas foi desmantelada.

há 1 hora

Fim da greve

Alivio para população: Greve dos rodoviários é suspensa em Manaus após prefeito Renato Junior garantir repasse de R$ 32 milhões, diz Givancir

Presidente do Sindicato dos Rodoviários afirma que compromisso assumido pelo prefeito Renato Junior garantiu o pagamento dos salários.

há 2 horas

Eleições 2026

Wilson Lima anuncia Luís Mário Bonates e Babá Tupinambá como suplentes na disputa pelo Senado

Ex-governador definiu os dois nomes que vão compor sua chapa ao Senado nas eleições de 2026, reunindo um aliado da capital e uma liderança política do interior do AM.

há 2 horas