Eleições 2018

Eleições 2018


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Kátia Abreu sugere que Haddad renuncie e Ciro o substitua contra Bolsonaro

Proposta se baseia no artigo 77 da Constituição Federal, que no inciso 4 diz que, se houver desistência de um candidato, o de maior votação será convocado.

Por Natan AMPOST

11/10/2018 às 16:52

ESTADÃO CONTEÚDO

PUBLICIDADE

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) defendeu, nesta quarta-feira, 10, que o candidato do PT Fernando Haddad renuncie à campanha presidencial nas eleições 2018 “em nome da democracia”. O objetivo de sua proposta é que o petista, ao abrir mão da disputa, abra espaço para que Ciro Gomes (PDT) seja o adversário de Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno.

“Eu não estranharia e acharia muito digno se por acaso ele (Haddad) desistisse da candidatura vendo que pode entregar o País a um fascismo religioso”, afirmou, referindo-se a Bolsonaro. “A lei é clara. Se ele renunciar à sua candidatura, Ciro Gomes é o candidato. E é o único capaz de vencer Bolsonaro“, justificou.

A proposta de Kátia Abreu se baseia no artigo 77 da Constituição Federal, que no inciso 4º diz que “se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação”.

Kátia Abreu disse também que não fará campanha para Haddad, apesar da decisão do partido de optar pelo “apoio crítico”. “PDT só deu apoio crítico ao PT para não dar uma de Pôncio Pilatos, para não lavar as mãos diante da ameaça e fascismo que a outra candidatura representa. O PT que tinha uma causa lá atrás não existe mais, não vale a pena defender.” A senadora afirmou ainda irá votar em “branco” ou “nulo” em 28 de outubro.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Anvisa prevê aprovar mais oito canetas emagrecedoras até o fim de 2026

Agência afirma que aumento da oferta deve ampliar a concorrência, reduzir preços e fortalecer o combate ao mercado irregular desses medicamentos.

há 9 minutos

Reprovação em massa

TSE recebe lista do TCU com mais de 6,1 mil gestores que tiveram contas rejeitadas

Relação será utilizada pela Justiça Eleitoral na análise dos registros de candidatura, mas inclusão na lista não significa inelegibilidade automática.

há 22 minutos

Caiu na rede é post!

Neymar publica reflexão após polêmica com torcedores do Remo e repercussão internacional

Atacante do Santos compartilhou mensagem sobre exposição pública após discussão no Mangueirão, em Belém, depois da classificação na Copa do Brasil.

há 38 minutos

Brasil

Eduardo Bolsonaro atribui a Lula cancelamento de visto de embaixadora brasileira pelos EUA

Ex-deputado afirmou que decisão do governo Donald Trump é consequência da condução diplomática do governo Lula.

há 42 minutos

Brasil

Defesa de Carla Zambelli recorrerá ao Tribunal de Haia alegando perseguição política após decisão da Justiça italiana

Advogado da ex-deputada afirma que apresentará reclamação ao Tribunal Penal Internacional após Corte de Cassação da Itália.

há 1 hora