A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2018

Lewandowski pede vista de mais um recurso pela liberdade de Lula

Trata-se do segundo recurso de Lula no plenário virtual do qual o ministro pede vista.

Por Hugo Guimarães

27/09/2018 às 10:16 - Atualizado em 27/09/2018 às 17:22

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu na noite de ontem (26) vista de mais um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que se encontrava no plenário virtual do plenário da Corte.

PUBLICIDADE

Ao fazê-lo, Lewandowski obriga que os recursos sejam analisados presencialmente no plenário do STF. Isso só deve ocorrer, no entanto, quando ele liberar os processos para julgamento, o que ainda não tem previsão.

Na noite de quarta-feira, Lewandowski pediu vista de um agravo contra a decisão do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, em que negou a suspensão do cumprimento da pena de 12 anos e um mês de prisão a qual Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do troplex no Guarujá (SP). Nesse caso, somente Fachin já havia votado, no sentido de rejeitar o recurso.

No último dia 14, Lewandowski já havia pedido vista de um outro agravo, dessa vez contra decisão de Fachin que havia rejeitado os embargos de declaração apresentados pela defesa de Lula questionando um acórdão (decisão colegiada) do plenário. Em abril, o pleno negou, por 6 a 5, um habeas corpus ao ex-presidente. Neste caso, a vista foi pedida quando o placar estava em 7 a 1 pela rejeição do recurso no plenário virtual.

Em ambos os casos, a defesa de Lula busca garantir a ele o direito de recorrer em liberdade às instâncias superiores contra a condenação imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Ainda não há data para que ambos os recursos entrem na pauta de julgamentos do plenário físico. Em entrevista coletiva logo após assumir a presidência do STF, neste mês, o ministro Dias Toffoli disse que iria discutir com Lewandowski o momento mais propício para o julgamento, mas afirmou também que “em setembro não será pautado”.

Fonte: Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Amazonas

Confusão em casa de shows termina com feridos e quebra-quebra em Manacapuru

Briga generalizada dentro e fora de uma casa noturna deixou pessoas feridas e causou danos ao patrimônio.

há 12 minutos

Brasil

Bia Kicis diz que vídeo de Michelle “caiu como uma bomba” mas ficará para trás

Deputada do PL afirma que exposição pública do conflito desagradou aliados, mas acredita em diálogo para encerrar a crise.

há 32 minutos

Brasil

Michelle Bolsonaro usa símbolos religiosos, Libras e honrarias em vídeo de crítica a Flávio Bolsonaro; entenda o significado

Cenário escolhido pela ex-primeira-dama reforça identidade conservadora, religiosa e institucional em meio à crise interna do PL.

há 41 minutos

Amazonas

Caprichoso promete maior alegoria da história de Parintins com Curupira de 37 metros trazendo Cunhã-poranga Marciele Alburquerque

Lenda amazônica será destaque da segunda noite do Festival de Parintins com estrutura gigante, efeitos especiais e transformação.

há 52 minutos

Mundo

Papa Leão XIV envia ajuda de R$ 591 mil à Venezuela após terremotos que devastaram o país

Doação emergencial do Vaticano será destinada às operações de resgate e ao atendimento das vítimas.

há 1 hora