A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2018

Maduro e Trump parabenizam Bolsonaro por eleição

Presidente venezuelano pede que dois países trabalhem de mãos dadas por mundo mais justo; Trump também telefona, segundo líder do PSL.

Por Hugo Guimarães

29/10/2018 às 08:35 - Atualizado em 29/10/2018 às 09:55

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, parabenizou neste domingo, 28, o presidente eleito Jair Bolsonaro pela vitória no segundo turno das eleições.  Segundo o próprio Bolsonaro, em pronunciamento na internet,  o presidente americano, Donald Trump parabenizou-lhe pela vitória.

PUBLICIDADE

“Acabei de receber a ligação de alguns líderes, entre eles o presidente dos Estados Unidos, que acabou de nos ligar desejando sorte”, disse Bolsonaro. “Foi um contato amigável.” No Twitter, o presidente eleito também manifestou o “desejo de aproximar ainda mais estas duas grandes nações e avançarmos no caminho da liberdade e prosperidade”.

No final da noite, a Casa Branca confirmou o contato. Segundo a porta-voz de Trump, Sarah Sanders, os dois demonstraram forte interesse de trabalhar “lado a lado”. “O presidente Trump ligou para o presidente eleito Bolsonaro nesta noite para parabenizar ele e o povo brasileiro pelas eleições de hoje. Os dois expressaram um forte compromisso de trabalhar lado a lado para melhorar as vidas dos povos dos Estados Unidos e do Brasil e, como líderes regionais, das Américas”, afirmoua porta-voz.

Cumprimento venezuelano

Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, Maduro deu seus “sinceros parabéns” ao candidato do PSL e pediu que, uma vez no governo, ele retome relações diplomáticas de respeito, harmonia, progresso e bem estar entre os povos.

“O povo e o governo venezuelano ratificam seu compromisso em continuar trabalhando de mãos dadas com o povo-irmão brasileiro por um mundo mais justo e multipolar”, diz a nota, difundida pelo chanceler Jorge Arreaza em sua conta no Twitter.

PUBLICIDADE

Em seu pronunciamento após a vitória eleitoral, Bolsonaro prometeu “libertar o Brasil e o Itamaraty das relações internacionais com viés ideológico a que foram submetidos nos últimos anos”.

O embaixador Ruy Pereira foi expulso da Venezuela no fim do ano passado. Em meados deste ano, o governo anunciou que iria enviá-lo de volta, mas segundo Itamaraty, a embaixada ainda não tem um embaixador ativo.

As relações entre os dois países, próximas nos governos do PT, se distanciaram na gestão de Michel Temer. Durante a campanha, essa proximidade foi explorada pela campanha de Bolsonaro.

Fonte: Estadão

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Esporte

Amazonense Gigi Canuto se aproxima do UFC e desponta entre as promessas do MMA feminino

Lutadora de Manaus ganhou projeção internacional após participação no The Ultimate Fighter e segue em busca de uma vaga na principal organização de MMA do mundo

há 13 minutos

Polícia

Trabalhador é morto a facadas dentro de condomínio em Manaus e suspeito foge para área de mata

Caso é investigado como homicídio e polícia apura histórico do suspeito.

há 22 minutos

Beruri

Prefeito Emerson Melo acompanha obras e amplia pavimentação na zona rural de Beruri

Comunidade Bela Vista recebe segunda etapa da pavimentação e se torna a quinta localidade rural beneficiada pela gestão municipal

há 34 minutos

Eleições 2026

Autoritária: Maria do Carmo se enfurece e emite nota de ameaça a correligionários do PL

Nota divulgada pela empresária expõe o clima de tensão dentro do PL Amazonas e amplia o desgaste entre aliados.

há 36 minutos

Polícia

Homem é baleado na mão em tentativa de homicídio na zona norte de Manaus

Caso ocorreu no bairro Cidade Nova e vítima foi levada ao Hospital Platão Araújo.

há 1 hora