A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2018

Risco do Amazonas ser comandado pelo narcotráfico é alertado durante debate da TV Amazonas

Segurança pública do Estado tem mostrado vulnerabilidade diante de ações de narcotraficantes, que estão gerando centenas de mortes.

Por Natan AMPOST

03/10/2018 às 14:59 - Atualizado em 03/10/2018 às 18:27

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O senador e candidato ao Governo do Amazonas, Omar Aziz (PSD), alertou, na noite de ontem (02), sobre a falta de controle na área de segurança pública no Estado. O setor tem se mostrado vulnerável diante de ações de narcotraficantes, que estão gerando centenas de mortes ao longo dos últimos meses, em função da guerra estabelecida pelo controle do tráfico na região.

“É preciso ter autoridade. Se não for tomada uma atitude agora, o Estado será comandado pelo narcotráfico”, assegurou. A declaração foi dada durante o debate, promovido pela TV Amazonas, com os políticos que disputarão, no próximo fim de semana, o cargo de governador nas urnas”, disse.

Omar confrontou o governador Amazonino Mendes (PDT), candidato à reeleição, sobre uma declaração dada em entrevista à rádio CBN Amazônia, afirmando que no Amazonas não há profissionais competentes para lidar com o narcotráfico. O senador criticou, mais uma vez, a contratação da consultoria internacional Giuliani Security, do ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, que ocorreu sem licitação, ao custo de R$ 5,6 milhões.

Segundo Omar, especialistas brasileiros, inclusive autores de livros que têm servido de parâmetro para a elaboração de políticas públicas na área de segurança, poderiam contribuir com o projeto de combate à criminalidade no Estado, de forma gratuita. O candidato destacou seu projeto de policiamento comunitário, fruto da adaptação do antigo Ronda no Bairro, que foi extinto em governos anteriores, e que viabilizou o contato direto da população com os policiais militares que trabalham no combate ostensivo.

Já Amazonino citou como exemplo, mais uma vez, a redução da criminalidade em Medellín, na Colômbia, alegando que a consultoria Giuliani ajudou a reduzir os índices de criminalidade na localidade. Mas, na verdade, negociações diretas envolvendo o governo daquele país, para o combate aos cartéis de droga, conhecidos mundialmente, foram o ponto forte para que a cidade se tornasse modelo, e não o trabalho da empresa de Rudolph Giuliani.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Justiça converte pena de jornalista em prisão por dívida relacionada a condenação contra Carla Zambelli

Defesa afirma que jornalista não tinha condições financeiras para quitar a dívida e havia solicitado parcelamento dos valores estabelecidos pela Justiça.

há 54 minutos

Política

Maria do Carmo registra baixa adesão eleitores no interior do AM após evento esvaziado em Manaus

Pré-candidata do PL cumpriu agenda política ao lado de vereadores aliados.

há 55 minutos

Brasil

André Mendonça manda retirar tornozeleira de irmão de Ciro Nogueira

Decisão do ministro do STF considerou que não há indícios de fuga ou de tentativa de interferência nas investigações relacionadas ao caso Banco Master.

há 1 hora

Eleições 2026

Augusto Cury explica por que escolheu Manaus para lançar pré-candidatura à Presidência da República

Studio 5 lotou durante ato político que marcou entrada do escritor na disputa presidencial de 2026.

há 1 hora

Brasil

Homem que tentou estuprar nutricionista implora a juiz para não ficar preso: “voto de confiança”

Vítima conseguiu escapar após cerca de 30 minutos de luta corporal; investigado possui histórico criminal e teve prisão preventiva decretada.

há 1 hora