A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2018

Wilson Lima tenta mas não consegue esconder cadeira vazia em debate

O debate na TV Band Amazonas foi acertado há oito dias.

Por Hugo Guimarães

19/10/2018 às 12:05 - Atualizado em 19/10/2018 às 15:50

O candidato ao Governo do Amazonas, Wilson Lima (PSC) tentou impedir, mas não conseguiu, via Justiça Eleitoral, que a TV Band Amazonas mostrasse, nesta quinta-feira, que ele “fugiu” ao debate, previamente marcado e acertado, com o candidato Amazonino Mendes (PDT). Durante 28 minutos, a emissora, como estava acordado em documento assinado no último dia 10, fez uma entrevista com Amazonino Mendes e mostrou a cadeira que estava reservada para Wilson Lima vazia.

PUBLICIDADE

Os representantes de Wilson Lima assinaram uma ata em que confirmavam sua presença e concordavam com as regras. Ontem, para não comparecer ao debate, ele alegou que as regras assinadas não eram claras. A Ata concordando com as regras e confirmando a presença foi assinada pela representante de Wilson Lima, a jornalista Nina Teodósio Mansur.

Wilson Lima alegou que “em leitura atenta, é possível perceber que as regras determinadas a ditar o referido debate não se encontram tão claras”. No primeiro turno, o candidato não reclamou das regras da Band Manaus, quando se somou aos outros candidatos contra Amazonino Mendes. Desta vez, ele alegou que o pai da candidata a vice -governadora de Amazonino, Francisco Garcia Rodrigues, é sócio da Radio e Televisão Rio Negro Ltda.

Wilson Lima também alegou que é provável que o candidato Amazonino compareça ao debate já detendo conhecimento sobre os temas a serem abordados, oportunidade totalmente impossível a este candidato. As regras do debate eram claras e previam apenas perguntas entre os candidatos e perguntas de jornalistas a serem sorteadas entre os candidatos, o que não permitira saber antecipadamente para qual dos dois seriam feitas.

A regra previa também que, se um dos candidatos não comparecesse, o outro seria entrevistado pelo mediador da Band Amazonas, com o lugar vazio do faltoso sendo mostrado pelas câmeras. Por isso, Wilson Lima pediu para que o debate fosse cancelado, desta vez, pela primeira vez, na campanha, “fugindo” do confronto direto com Amazonino Mendes, num momento em que é atacado por ter afirmado que iria pagar indenizações a famílias de bandidos que se mataram no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em 2017, em Manaus.

Amazonino Mendes disse que respeitava a decisão judicial que suspendeu os últimos dois minutos do debate na Band Amazonas, mas a chamou de incoerente. Amazonino lamentou a ausência do adversário e classificou a decisão judicial como uma ameaça aos princípios democráticos. “É (uma decisão) estapafúrdia, mas você tem de respeitar as instituições. Eu acho um prejuízo para o exercício democrático. É visível, é claro. Eu lamento que o nosso país ainda precisa de algum tempo para se ajustar como um país democrático”, disse o candidato.

Com informações da Assessoria

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

PL terá maior fatia do Fundo Eleitoral nas eleições de 2026

Tribunal Superior Eleitoral vai distribuir R$ 4,9 bilhões entre 30 partidos; PT e União Brasil aparecem na sequência entre os maiores beneficiados..

há 23 minutos

Brasil

Jairinho é condenado a mais de 43 anos pela morte de Henry Borel; Monique recebe perdão judicial

Julgamento mais longo do Rio de Janeiro nos últimos 18 anos terminou na madrugada desta quarta-feira após dez dias de sessões.

há 28 minutos

Amazonas

Justiça condena padrasto por feminicídio e mãe por omissão em caso de adolescente morta em Eirunepé

Julgamento realizado em Manaus acolheu integralmente as teses do Ministério Público e resultou em penas que somam mais de 45 anos de prisão.

há 41 minutos

Polícia

Professora nota comportamento atípico de aluna e ajuda a desvendar estupro em Parintins

Investigação iniciada em 2022 resultou na prisão de um homem de 41 anos; crime de estupro de vulnerável ocorreu durante o Natal de 2021

há 1 hora

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 9 horas