Eleições 2022

Eleições 2022


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ciro Gomes defende “padrão chinês” para reverter desindustrialização

Candidato quer priorizar políticas para o bem-estar de crianças.

Por Hugo Guimarães

25/08/2022 às 13:39

Agência Brasil

PUBLICIDADE

O candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, assinou, hoje (25), em São Paulo, um termo da Fundação Abrinq – organização filantrópica da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) – se comprometendo a, se eleito, priorizar políticas públicas destinadas ao bem-estar de crianças e adolescentes.

Ele aproveitou o ato para voltar a criticar a política industrial de comércio exterior, associando-a ao fechamento de fábricas brasileiras ao longo das últimas décadas. Ao defender que é papel do Estado proteger os produtores brasileiros sem desestimular a concorrência internacional, o pedetista citou os “padrões chineses” como “referência” em termos de estímulo à modernização tecnológica do parque industrial e ao empreendedorismo.

“O Brasil, que já teve 600 fábricas de brinquedos, perdeu 200 [nos últimos anos]”, comentou Ciro, antes de ser informado pelo presidente da Abrinq, Synésio Batista da Costa, de que, atualmente, apenas metade dos brinquedos vendidos no país é produzida no Brasil. Os outros 50% são comprados da China.

“Isto não é incompetência. É porque o projeto de Brasil há muito tempo desertou da tarefa de criar um ambiente de negócios favorável a quem produz e a quem trabalha”, acrescentou Ciro Gomes, prometendo, se eleito, “transformar o atual ambiente de negócios hostil aos empreendedores em um ambiente estimulante”.

PUBLICIDADE

Fechamento de fábricas
“Precisamos interromper a tragédia do Brasil ser o país que mais fechou indústrias ao longo dos últimos 20 anos. E por que? Porque todas as variáveis do ambiente de negócios são hostis. É preciso consertar as condições de empreender tendo os padrões chineses ao menos como referência para nossa busca”, disse o candidato, citando três de suas propostas de governo para o setor.

“Primeiro, [rever] a condição de financiamento. Na China, descontada a inflação, [a taxa de] juros há 15 anos está em 0%. Já no Brasil, estamos aumentando, de novo, para a maior taxa de juros do mundo. Eu tenho uma proposta para trazer nossa taxa [de juros] para o padrão internacional. Em segundo lugar, assistência tecnológica. O que qualifica um brinquedo ou a eletroeletrônica é a tecnologia. E o Brasil não investe nisso. Meu projeto devolve ao Brasil a capacidade de superar o atraso tecnológico. Em terceiro, escala. Quando você produz em uma megacorporação chinesa, em gigantesca quantidade, o preço final acaba sendo mais barato. Isso obriga o Estado brasileiro a ter uma política industrial de comércio exterior que proteja a estrutura brasileira, sem perda de eficiência para que o competidor brasileiro tenha condições de competir em igualdade de condições”, concluiu o candidato.

Além de Gomes, outros quatro candidatos à Presidência da República já assinaram o termo do Programa Presidente Amigo da Criança: Soraya Thronicke (União Brasil); José Maria Eymael (DC); Felipe D´Ávila (Novo) e Simone Tebet (MDB). A Fundação Abrinq convidou todos os candidatos a assumir o compromisso e está em contato com as equipes de campanha dos demais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Trabalhador passa mal e é retirado de maca após forte odor de gás no Distrito Industrial

O caso ocorre em meio ao monitoramento do vazamento de estireno registrado na empresa Innova.

há 6 minutos

Amazonas

Casal deixa timidez de lado e faz ‘vuco vuco’ em plena orla de Itacoatiara; veja vídeo

Cena foi registrada durante a madrugada em uma área pública da cidade e passou a circular rapidamente nas redes sociais.

há 20 minutos

Brasil

Morre aos 83 anos o jornalista Renato Machado, ícone do telejornalismo brasileiro

Ex-apresentador do Bom Dia Brasil e do Jornal da Globo faleceu na manhã desta quinta-feira (16) em hospital do Rio de Janeiro; causa da morte não foi divulgada.

há 44 minutos

Manaus

Absurdo: Idoso é impedido de entrar em “amarelinho” após motorista não aceitar cartão de gratuidade em Manaus

Homem afirma ter sido barrado ao tentar utilizar o benefício garantido por lei no transporte alternativo

há 48 minutos

Brasil

URGENTE: Nelson Wilians é alvo de megaoperação do MP de São Paulo

Operação cumpriu 38 mandados de busca e apreensão e apura suposto esquema de comercialização irregular de créditos de ICMS que teria causado prejuízo bilionário aos cofres públicos.

há 49 minutos