O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2022

Eleitor que não votou no 2º turno tem até segunda-feira para justificar ausência

Quem não vota e não justifica fica sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações.

Por Hugo Guimarães

06/01/2023 às 11:36

Redação AM POST

O eleitor que não compareceu às urnas no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições gerais, tem até a próxima segunda-feira (9) para justificar a ausência e assim não ficar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral.

PUBLICIDADE

Quem não vota e não justifica fica sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações. Isso ocorre porque o voto é obrigatório no Brasil, para quem tem entre 18 e 70 anos de idade.

Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso ter votado em todas as eleições ou justificado as ausências. O eleitor também não pode ter deixado de atender aos chamados para trabalhar como mesário. Caso esteja irregular, é necessário regularizar a situação por meio do pagamento de multas, por exemplo.

Cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. No caso do primeiro turno das eleições do ano passado, quem não votou teve até 1º de dezembro para justificar a ausência.

PUBLICIDADE

Existem três formas de justificar a ausência às urnas: pelo aplicativo e-Titulo; pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral; ou preenchendo o formulário de justificativa eleitoral.

Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, a obrigação é de justificar a ausência em cada um.

PUBLICIDADE

Além de preencher dados e dar o motivo para ter faltado à votação, é aconselhável anexar documentos que comprovem a justificativa, que em todo caso deve ser analisada por um juiz eleitoral, que pode aceitá-la ou não.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Mundo

China condena bombardeios ao Irã e pede cessar-fogo imediato no Oriente Médio

Durante reunião emergencial da ONU, país asiático exige fim do uso da força e defende solução diplomática para crise nuclear.

há 13 minutos

Esporte

Seleção feminina de vôlei vence Turquia fora de casa e emplaca sétima vitória na Liga das Nações

Com show de Ana Cristina, Brasil cala torcida em Istambul, derruba invencibilidade turca e sobe na tabela

há 43 minutos

Mundo

Brasileira segue desaparecida em vulcão na Indonésia e família denuncia abandono por guia

Juliana Marins está isolada há mais de 60 horas sem água, comida ou agasalho.

há 1 hora

Esporte

Mesmo com um a menos, Real Madrid vence Pachuca e avança no Mundial de Clubes

Equipe de Xabi Alonso supera expulsão precoce e calor intenso para garantir vitória por 3 a 1.

há 2 horas

Polícia

Mulher é presa em Manaus por aplicar golpes com falso Pix em vendedoras de redes sociais

Suspeita convencia vítimas a fazer entregas em domicílio e simulava transferências bancárias que nunca eram concluídas.

há 2 horas