Eleições 2022

Eleições 2022


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Presidente do STF suspende decisão que tornava Eduardo Cunha elegível

Com a determinação, o ex-presidente da Câmara dos Deputados volta a ficar inelegível para as Eleições de 2022.

Por Natan AMPOST

19/08/2022 às 15:22

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, suspendeu a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que revertia parte do processo de cassação do ex-deputado Eduardo Cunha, retomando sua elegibilidade para a eleição deste ano.

PUBLICIDADE

Com a determinação, o ex-presidente da Câmara dos Deputados volta a ficar inelegível para as Eleições de 2022. Fux derrubou a decisão do desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, que havia suspendido a resolução da Câmara que cassou o mandato de Cunha, atendendo a um pedido da defesa do ex-presidente da Casa.

Brandão considerou procedente o pedido da defesa de Cunha, apontou irregularidades na tramitação do processo de cassação do mandato dele. Assim, o desembargador do TRF-1 suspendeu a resolução na parte que o impedia de se candidatar e proibia que ele ocupasse cargos públicos.

No entanto, o ministro do Supremo atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). O Ministério Público argumenta que a medida do TRF-1 representa interferência do Poder Judiciário numa matéria de competência do Legislativo.

“Em observância à mencionada jurisprudência desta Corte, verifico, nos limites da cognição possível em sede de incidente de contracautela, a plausibilidade da tese sustentada pela Procuradoria-Geral da República, no sentido de que o juízo de origem adentrou à análise de matéria interna corporis da Câmara dos Deputados para determinar a suspensão dos efeitos de resolução daquela Casa”, analisa Fux.

No caso, foi analisada uma resolução da Casa legislativa que cassou o mandato de Cunha em 2016 por falta de decoro. O parlamentar era acusado de ter mentido em depoimento à CPI da Petrobras no ano anterior, quando disse não possuir contas no exterior. Eduardo Cunha pretendia voltar à Câmara, e registrou candidatura a deputado federal pelo PTB em São Paulo.

*Com informações da CNN

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

MP-AM cobra pagamento de salários atrasados para evitar paralisação da UTI do Hospital Regional de Tefé

Recomendação determina a regularização dos pagamentos e busca garantir o funcionamento da única UTI da região do Médio Solimões.

há 2 minutos

Amazonas

MP-AM investiga possível uso irregular de recursos em prêmios distribuídos pela Prefeitura de Tabatinga

MP apura a origem dos recursos utilizados em eventos como o Bingão de Natal e o Bingo das Mães e cobra documentos da prefeitura.

há 27 minutos

Amazonas

Parceria entre Eneva e CETAM forma profissionais e amplia vagas de emprego no Amazonas

Iniciativa qualificou dezenas de alunos para o setor de energia, concedeu bolsas de estudo e fortaleceu a infraestrutura da educação técnica no estado.

há 37 minutos

Amazonas

Itacoatiara, Itapiranga e Silves terão desligamento de energia; veja data e horário

Interrupção programada ocorrerá no dia 26 de julho para instalação de um novo transformador na Subestação de Silves.

há 50 minutos