O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2022

Relatório das Forças Armadas pede investigação técnica urgente sobre eventuais riscos de segurança das urnas

Ministro da Defesa fala num suposto risco de que um “código malicioso” possa interferir no funcionamento dos aparelhos de votação.

Por Natan AMPOST

09/11/2022 às 19:15

Redação AM POST

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), relatório de fiscalização do processo de votação em que pede que seja feita uma investigação técnica urgente sobre eventuais riscos de segurança das urnas. O ministro fala num suposto risco de que um “código malicioso” possa interferir no funcionamento dos aparelhos de votação.

PUBLICIDADE

Em nota, o TSE agradeceu o envio do documento e destacou justamente que o trabalho dos militares não aponta qualquer fraude ocorrida na eleição.

TSE informa que recebeu com satisfação o relatório final do Ministério da Defesa, que não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência no processo eleitoral de 2022. As sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas. O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, lisura e total transparência da apuração e totalização dos votos”, diz a nota do tribunal.

Num ofício em que encaminha o relatório, o ministro alega que durante a inspeção dos militares teria sido observada situação que “pode configurar relevante risco à segurança do processo”. “Dos testes de funcionalidade, realizados por meio do Teste de Integridade e do Projeto-Piloto com Biometria, não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento”, diz Nogueira.

PUBLICIDADE

O relatório destaca que não tratou-se de investigar eventual fraude eleitoral. “Ressalta-se que o trabalho da EFASEV (equipe de fiscalização das Forças Armadas) se restringiu à fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação, não compreendendo outras atividades, como, por exemplo, a manifestação acerca de eventuais indícios de crimes eleitorais”, diz o documento.

Nogueira sugere que seja criada uma comissão de técnicos de instituições da sociedade para fazer a investigação do funcionamento das urnas.

PUBLICIDADE

O documento possui, ao todo, 63 páginas. No entanto, os apontamentos sobre a fiscalização do sistema eleitoral se restringem às primeiras 22 páginas. O restante do relatório é composto por referências utilizadas na elaboração. O relatório é assinado pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e por outros três militares: o capitão de fragata Marcus Rogers Cavalcante Andrade, o coronel aviador Wagner de Oliveira da Silva e o coronel Marcelo Nogueira de Souza – este último chefia a Equipe das Forças Armadas responsável pela fiscalização.

Contestação
Na terça-feira, 8, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse que a legenda não iria contestar o resultado das eleições, mas que Bolsonaro poderia fazê-lo se tiver “algo real na mão”.

PUBLICIDADE

*Com informações da Agência Estado

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Influencer acusada de matar personal continua fazendo lives e mantem rotina na Espanha

Mesmo com alerta da Interpol e acusação de homicídio, influencer segue faturando e desrespeitando a Justiça.

há 2 minutos

Manaus

Preço do tucumã dispara em Manaus e chega a R$ 100 o quilo no varejo

Os dados fazem parte de pesquisa realizada entre os dias 7 e 15 de julho.

há 13 minutos

Manaus

Vacina contra Hepatite A será ofertada a usuários de PrEP em Manaus a partir de segunda-feira (21)

A vacinação será feita em 14 unidades de saúde da rede municipal.

há 17 minutos

Mundo

Incêndio destrói palco principal do Tomorrowland na Bélgica dias antes do festival

Estrutura central do festival foi consumida pelas chamas.

há 18 minutos