A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2022

TSE proíbe transporte de arma por CAC’s antes, durante e após eleições

Objetivo é proteger exercício do voto de toda e qualquer ameaça.

Por Hugo Guimarães

29/09/2022 às 13:25

Agência Brasil

PUBLICIDADE

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (29), por unanimidade, proibir o transporte de armas e munições por colecionadores, atiradores e caçadores (CAC’s) no dia das eleições, bem como nos dias anterior e posterior à votação.

A proibição foi acrescentada à resolução que trata das disposições gerais sobre as Eleições 2022. “A medida tem por objetivo proteger o exercício do voto de toda e qualquer ameaça, concreta ou potencial. Além disso busca prevenir confrontos armados derivados da violência política”, disse o TSE, em nota, logo após a decisão.

Pelo texto aprovado, “o descumprimento da referida proibição acarretará a prisão em flagrante por porte ilegal de arma sem prejuízo do crime eleitoral correspondente”. A medida se baseia no poder de polícia da Justiça Eleitoral, diz a decisão do plenário do TSE.

Em seu voto, que foi seguido pelos demais ministros sem observações, Moraes ressaltou a existência de decreto presidencial que permite aos CAC’s o transporte de armas e munições quando se dirigem a clubes de tiro, o que na prática autoriza o porte das armas, motivo pelo qual se faz necessária a atuação do TSE, frisou o ministro.

PUBLICIDADE

“No dia da eleição, no dia posterior e no dia anterior da eleição, principalmente pela grande aglomeração de pessoas, não se justifica essa verdadeira licença geral, esse verdadeiro habeas corpus preventivo, para que as pessoas possam transportar armas”, disse o presidente do TSE.

Em 30 de agosto, o plenário do TSE já havia decidido proibir o porte de armas num raio de 100 metros das seções eleitorais. De acordo com Moraes, em reunião com os 27 chefes de Polícia Civil dos estados e do Distrito Federal, foi feito o pedido para que clubes de tiro fossem fechados no dia da eleição, evitando assim a circulação de armas autorizada pelo decreto.

Em vez de fechar os clubes de tiro, Moraes decidiu propor a restrição ao transporte de armas pelos CAC’s, o que foi aceito pelos demais ministros do TSE.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Justiça converte pena de jornalista em prisão por dívida relacionada a condenação contra Carla Zambelli

Defesa afirma que jornalista não tinha condições financeiras para quitar a dívida e havia solicitado parcelamento dos valores estabelecidos pela Justiça.

há 4 horas

Política

Maria do Carmo registra baixa adesão de eleitores no interior do AM após evento esvaziado em Manaus

Pré-candidata do PL cumpriu agenda política ao lado de vereadores aliados.

há 4 horas

Brasil

André Mendonça manda retirar tornozeleira de irmão de Ciro Nogueira

Decisão do ministro do STF considerou que não há indícios de fuga ou de tentativa de interferência nas investigações relacionadas ao caso Banco Master.

há 4 horas

Eleições 2026

Augusto Cury explica por que escolheu Manaus para lançar pré-candidatura à Presidência da República

Studio 5 lotou durante ato político que marcou entrada do escritor na disputa presidencial de 2026.

há 5 horas

Brasil

Homem que tentou estuprar nutricionista implora a juiz para não ficar preso: “voto de confiança”

Vítima conseguiu escapar após cerca de 30 minutos de luta corporal; investigado possui histórico criminal e teve prisão preventiva decretada.

há 5 horas