O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2024

‘Cidadão pode dormir em sossego quanto ao processo eleitoral’, diz Cármen Lúcia

Ela falou na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais, realizada na manhã desta terça-feira, 10, na Corte.

10/09/2024 às 14:01

Presidente do TSE, Cármen Lúcia virá a Manaus para reunião com TRE-AM

Foto: Reprodução/STF

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que o cidadão brasileiro pode “dormir em sossego quanto ao processo eleitoral”. Ela falou na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais, realizada na manhã desta terça-feira, 10, na Corte. “O desassossego da vida haverá de ser encontrado em outras instâncias, nesta nem adianta tentar plantar, porque já foi várias vezes testado e de todos os exames feitos se tem a proclamação verdadeira da inviolabilidade da urna”, reiterou.

A cerimônia marca o encerramento do desenvolvimento dos sistemas eleitorais, que começou logo após as eleições de 2022, e a blindagem dos códigos-fonte. “Este momento da lacração da urna significa que, nesses dois anos de desenvolvimento de sistemas, esse chamado código-fonte foi apresentado para quem quisesse burlar, fraudar ou apontar aquilo que precisasse ser aperfeiçoado, para que a confiança fosse plena do seu funcionamento”, afirmou a ministra.

PUBLICIDADE

O secretário de Tecnologia de Informação do TSE, Júlio Valente, destacou que as assinaturas digitais atestam que os sistemas não podem mais ser modificados, nem pela própria Corte. “Essas assinaturas são como assinaturas em um contrato, de forma que a partir do momento em que o contrato está assinado, nada pode ser alterado”, afirmou.

Entre as autoridades que realizaram a assinatura digital dos sistemas estão o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, o vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, e o presidente da OAB, Beto Simonetti.

Os sistemas estavam abertos para fiscalização desde 6 de outubro de 2023. Nesse período, cinco instituições foram ao TSE realizar a inspeção: o União Brasil, a Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), o Senado, a CGU e o Ministério Público Federal (MPF). Várias instituições são autorizadas a fiscalizar as urnas, como partidos políticos, o Congresso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público, a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal (PF) e universidades.

PUBLICIDADE

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Bolsonaro tem piora no quadro clínico; confira boletim médico

Ex-presidente recebeu na UTI uma oficial de justiça enviada pelo ministro Alexandre de Moraes.

há 5 minutos

Polícia

Homem é preso pela PF ao ser flagrado assistindo pornografia infantil em Manaus; veja

O suspeito foi encaminhado à Superintendência Regional da PF no Amazonas.

há 40 minutos

Manaus

Após tentar furtar fios, homem fica preso em torre e é resgatado pelos bombeiros em Manaus; vídeo

Ele ainda resistiu ao resgate, mas foi retirado com segurança e encaminhado à Polícia Civil.

há 45 minutos

Brasil

PF diz ao STF que há provas para processar desembargadores por venda de sentenças

Cabe à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se oferece ou não denúncia.

há 56 minutos

Manaus

BR-174 é bloqueada por manifestantes emprotesto; vídeos mostram fila de veículos

Moradores denunciam ramal deteriorado e exigem ações imediatas das autoridades​.

há 1 hora