A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2024

Justiça determina que Amom Mandel cancele ataques ilegais ao prefeito de Manaus David Almeida

Em suas redes sociais, Amom publicou postagens de ataques, negativas e impulsionadas, com o propósito de veicular a ideia de não-voto a David Almeida.

Por Natan AMPOST

02/07/2024 às 10:39 - Atualizado em 02/07/2024 às 14:26

Em decisão judicial à representação apresentada pela Comissão Provisória do Partido Avante, o juiz da 32ª Zona Eleitoral de Manaus, Roberto Santos Taketomi, determinou que o pré-candidato Amom Mandel pare com os ataques em impulsionamentos de publicações negativas ao pré-candidato e prefeito da cidade de Manaus, David Almeida, sob pena de multa de R$ 10 mil, em caso de descumprimento. A decisão foi publicada na tarde desta segunda-feira, 1/7, por se caracterizar propaganda eleitoral extemporânea irregular.

PUBLICIDADE

Em suas redes sociais (Instagram e Facebook), Amom publicou postagens de ataques, negativas e impulsionadas, com o propósito de veicular a ideia de não-voto a David Almeida. Exemplo disso está na postagem com o título “Quem será que tá com preguiça?”, cuja legenda diz que “a Prefeitura de Manaus, por medo da transparência ou por preguiça, não inscreveu um projeto sequer”. Conteúdo que insinua preguiça, negligência, falta de transparência e seriedade da gestão do prefeito, que também é pré-candidato.

Como justificativa da sua decisão, o juiz afirma que “as críticas desabonadoras ao pré-candidato David Almeida, com o impulsionamento dos vídeos, em tese configuram a propaganda eleitoral antecipada negativa. Também entendo estar presente o requisito referente ao periculum in mora, porque a espera por decisão judicial, proferida mediante cognição exauriente, pode permitir a veiculação, por tempo longo de propaganda eleitoral antecipada negativa”.

Veja documento:DECISÃO 32ª Zona Eleitoral de Manaus

O impulsionamento de conteúdo em provedor de aplicação de internet somente poderá ser utilizado, de acordo com art. 28, § 7º-A da Resolução Nº 23.610/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para promover ou beneficiar candidatura, partido político ou federação que o contrate, sendo vedado o uso para propaganda negativa, com o intuito de criticar, prejudicar ou incutir a ideia de não voto a candidato adversário.

Essa jurisprudência do TSE consolidou-se no sentido de que o art. 57-C, § 3º, da Lei nº 9.54/97, permite o impulsionamento de conteúdo de propaganda eleitoral apenas para a finalidade de promover ou beneficiar candidatos ou suas agremiações.

PUBLICIDADE

Sem emendas para Manaus

Acusado por adversários de não enviar emendas para a Prefeitura de Manaus, Amom lançou a estratégia de lançar edital, onde os interessados em suas emendas poderiam disputar uma pequena fatia.

A medida só piorou a situação do pré-candidato que com isto aumenta a impressão de distanciamento da realidade do povo do Amazonas. “Ao invés de ir ao encontro das necessidades do povo, quer ser procurado. E se não for procurado a culpa é do povo”, escreveu um dos seguidores reagindo a um dos vídeos divulgados pelo parlamentar.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Mulher morre e policiais da Rocam ficam feridos após grave acidente na Autaz Mirim em Manaus

Colisão ocorreu durante a madrugada deste domingo na zona leste da capital.

há 7 minutos

Amazonas

Garantido encerra segunda noite sob chuva e emociona com espetáculo sobre a diversidade da Amazônia

Espetáculo “Parintins, Portal da Diversidade” reuniu alegorias monumentais, rituais indígenas e homenagens aos povos tradicionais da Amazônia.

há 44 minutos

Amazonas

Imagem de mãe levando corpo do filho em canoa comove moradores após homicídio em Maués: “último trabalho que vai me dá”

Jovem foi encontrado morto em Maués e, após os procedimentos legais, teve o corpo levado pela mãe.

há 57 minutos

Amazonas

Homem fica com a perna presa em ferry boat e é resgatado pelos Bombeiros no Porto de Parintins

A vítima foi retirada da estrutura metálica pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao hospital.

há 1 hora

Polícia

Polícia divulga imagem de homem desaparecido após saída de unidade prisional em Manaus

Segundo a família, ele é deficiente auditivo, não é alfabetizado e não conhece a capital amazonense.

há 2 horas