O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2024

TRE-AM invalida convenção do PL e cancela candidaturas em Itamarati

A decisão segue a anulação da convenção municipal pelo diretório nacional, resultando no indeferimento de todas as candidaturas do partido.

Por Natan AMPOST

19/09/2024 às 17:28

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) julgou procedente o recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) e decidiu, por unanimidade, pelo indeferimento de todas as candidaturas do Partido Liberal (PL) em Itamarati para as eleições de 2024. A decisão ainda concluiu pela nulidade da convenção partidária municipal, realizada pelo diretório municipal, em conformidade com uma resolução administrativa do diretório nacional do partido.

De acordo com o julgamento, conduzido pela juíza relatora Mara Elisa Andrade, a convenção partidária municipal foi anulada pela Comissão Executiva Nacional do PL por meio da Resolução Administrativa nº 032/2024. Essa anulação permaneceu vigente e sem qualquer suspensão judicial, o que resultou na inviabilização de uma convenção válida. Em sua análise, a juíza ressaltou que, sem uma convenção partidária legalmente constituída, o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) não poderia ser validado.

PUBLICIDADE

O recurso do Ministério Público Eleitoral foi apresentado após a Justiça Eleitoral local ter deferido as candidaturas do PL em Itamarati, desconsiderando a anulação imposta pelo diretório nacional. O promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, autor do recurso, destacou que a decisão do diretório nacional deveria prevalecer e que o mandado de segurança impetrado pelo diretório municipal, que buscava reverter a anulação, deveria ter sido apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e não ao TRE-AM, uma vez que a autoridade coatora era o presidente nacional do partido.

O promotor ainda ressaltou a relevância da atuação do MP Eleitoral nas eleições: “Isso mostra a importância da fiscalização em todas as fases do processo eleitoral, desde o registro das convenções até o das candidaturas. Nesse caso, a própria convenção já tinha sido anulada pelo próprio partido e coube ao Ministério Público tomar as medidas cabíveis para que as decisões oriundas do órgão nacional do partido fossem cumpridas”, afirmou.

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Esporte

Janmes Alberto deixa o São Raimundo EC em busca de novos rumos

Ex-vice-presidente explica saída e a necessidade urgente de investidores.

há 1 minuto

Mundo

Veja vídeo: Israel ataca complexo militar sírio e deixa dezenas feridos

Ação intensifica tensões na província de Suwayda.

há 8 minutos

Política

Gabinete da Vergonha: Presidente da Câmara, Hugo Motta empregou mãe, irmã, tia e primo de funcionária fantasma, diz site

Juntas, essas nomeações movimentaram mais de R$ 2,8 milhões em salários pagos com recursos públicos.

há 36 minutos

Política

Senador Plínio celebra acordo sobre BR-319, mas cobra resultados: “Chega de empurrar com a barriga”

O parlamentar ressaltou que a obra não pode sofrer novos adiamentos.

há 36 minutos

Brasil

EUA abrem investigação comercial contra o Brasil a pedido de Trump e reclamam de PIX, 25 de Março e pirataria

No documento, o governo norte-americano aponta diversas práticas brasileiras que, segundo sua avaliação, prejudicam empresas dos Estados Unidos.

há 39 minutos