A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2024

TSE divulga número recorde de mais de 1,4 milhões de eleitores com deficiência aptos a votar

O número é o maior já registrado em toda a história.

04/08/2024 às 06:30

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou na última sexta-feira, 18, a quantidade de pessoas com deficiência que poderão ir às urnas em outubro para elegerem o prefeito e os vereadores para suas cidades. Ao todo, 1.451.846 eleitores com deficiência estão regularizados na Justiça Eleitoral para o pleito deste ano. O número é o maior já registrado em toda a história.

PUBLICIDADE

Desde as últimas eleições, essa quantidade vem crescendo. Em 2012, 242.868 indivíduos com algum tipo de deficiência espelhados pelo País estavam aptos para votar; em 2016, eram 598 167 e em 2020, 1.157.619, o que representa um aumento de aproximadamente 25% comparado a este ano.

Ainda segundo o TSE, a maior parte do eleitorado com deficiência está na região Sudeste e o menor no Norte. Os Estado de São Paulo, com 445.464 registros, seguindo de Minas Gerais, com 123 433, e Rio de Janeiro, com 99.500, lideram os números. Já Roraima, com 3.457 pessoas com deficiências aptas a votarem, seguido do Acre, com 4.792, e do Amapá, 5.265, apresentam as menores quantidades.

Os votantes que possuem mobilidade reduzida pode escolher outro local para votar. O prazo para solicitar a transferência temporária vai até 22 de agosto. Para realizá-la, basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral referente ao local ou buscar o serviço de Atendimento Eleitoral. A nova seção deverá estar dentro do mesmo município.

De acordo com o TSE, 26,01% desses 1.451.846 eleitores possuem deficiência visual e auditiva. Para eles, há recursos de acessibilidade nas urnas eletrônicas, como o Sistema de Braile, a identificação da tecla “5” e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Também há a Voz Sintetizada Letícia, que guia cegos ou pessoas com baixa visão durante o momento de votar

O recurso existe desde 2000, mas foi atualizado em 2020 e em 2024. A proposta da nova versão era trazer uma voz mais natural e humanizada, garantindo mais autonomia e sigilo do voto aos usuários da tecnologia que recebem instruções a cada etapa do processo, como os cargos em votação, assim como os nomes dos candidatos e os números e os partidos.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Amazonastur leva Forbes e Veja ao Festival de Parintins para fortalecer turismo e visibilidade nacional

Jornalistas de grandes revistas destacam experiência turística e protagonismo feminino durante o Festival de Parintins 2026.

há 15 minutos

Amazonas

Nunes Marques rejeita pedido do MPAM para suspender ponto facultativo do TJAM durante Festival de Parintins

Nunes Marques entendeu que o Supremo não tem competência para analisar o caso e determinou o envio da ação ao TJAM.

há 33 minutos

Brasil

Com voto de Fux, STF forma maioria para flexibilizar limite de penduricalhos no Judiciário

Com voto do ministro Luiz Fux, Supremo amplia permissões para pagamento de benefícios a magistrados.

há 1 hora

Pará

Vídeo mostra prefeito de Tucuruí ameaçando cortar saúde e educação de aldeia durante protesto indígena

Declaração foi feita durante negociação para liberar a BR-422, bloqueada por indígenas da etnia Assurini em reivindicação ligada ao DNIT.

há 2 horas

Famosos

Marrone da dupla com Bruno surpreende ao dizer em show que é meio gay: “Todo mundo gosta um pouquinho”

Declaração bem-humorada do cantor sertanejo viralizou nas redes sociais.

há 2 horas