O senador Omar Aziz (PSD), conhecido por seu apoio ao presidente Lula (PT), enfrenta críticas severas por sua recente decisão política que contraria interesses fundamentais do Partido dos Trabalhadores (PT). Durante a convenção do partido Avante, realizada ontem (3), Aziz declarou seu apoio à reeleição do atual prefeito de Manaus, David Almeida, em detrimento do pré-candidato de esquerda, Marcelo Ramos (PT).
O ex-deputado federal e pré-candidato a vereador de Manaus pelo PT, Zé Ricardo, expressou seu descontentamento com a postura de Aziz. “Na minha opinião, o PSD na figura do Omar Aziz deveria apoiar essa chapa do Marcelo, porque o Partido dos Trabalhadores apoiou o Omar para ele ganhar para o Senado. Agora no mínimo deveria ter apoio para essa candidatura [de Marcelo Ramos], que seria uma forma de considerar que foi fundamental aquela aliança [PT e PSD em 2022]. Deveria apoiar [Marcelo] como reciprocidade”, afirmou Ricardo em entrevista a Rede Onda Digital.
PUBLICIDADE
Sua indignação é compartilhada por muitos dentro do PT, que veem a atitude de Aziz como uma traição ao apoio crucial que recebeu do partido em sua eleição para o Senado.
A falta de apoio de Aziz a Ramos não só desafia a lógica da reciprocidade política, como também coloca em risco a coesão da aliança que foi fundamental para a vitória de Lula e de outros políticos aliados nas eleições de 2022. Zé Ricardo ainda enfatizou a importância da base de apoio do PSD para o governo Lula.
“Ele é apoiador do Lula e para o Lula é muito importante essa base de apoio do PSD, do MDB [de Eduardo Braga] e outros partidos”, completou.
PUBLICIDADE
A decisão de Aziz de apoiar David Almeida levanta questões sobre sua lealdade e comprometimento com os aliados políticos.