Eleições 2026

Eleições 2026


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

David Almeida dá invertida em Omar Aziz e cita “escala da morte” no Ronda no Bairro que gerou única greve da PM no Amazonas 

Ex-prefeito de Manaus afirmou que programa tinha excesso de trabalho para policiais e defendeu valorização da categoria.

Por Natan AMPOST

09/08/2026 às 20:04 - Atualizado em 09/08/2026 às 20:07

  • David Almeida criticou o Ronda no Bairro, afirmando que policiais relatam carga de trabalho excessiva e associando o programa à pouca efetividade e à greve da Polícia Militar.
  • Omar Aziz defendeu o Ronda no Bairro e propôs retomar o funcionamento de delegacias, além de concursos para cinco mil policiais militares e civis.
  • Almeida apresentou propostas para fortalecer a segurança no Amazonas, incluindo valorização das polícias, concursos públicos, integração com guardas municipais, unificação das guardas no interior, treinamento, armamento e ampliação das ações de segurança.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias das eleições 2026 Durante o primeiro debate televisionado entre candidatos ao Governo do Amazonas em 2026, realizado na noite deste domingo (9) pela Band Amazonas, David Almeida (Avante) rebateu Omar Aziz (PSD) durante uma discussão sobre segurança pública.

PUBLICIDADE

Omar Aziz tentou destacar o programa Ronda no Bairro ao defender sua experiência na área e questionou Almeida sobre as propostas para a segurança no Estado.

“Nós vamos voltar a funcionar as delegacias, fazer concurso pra cinco mil policiais militares e pra policiais civis, entre delegados e agentes de polícia. E você sabe que eu sei fazer”, disse Omar a David Almeida.

Leia mais: Candidatos chegam para primeiro debate na Band Amazonas; Roberto Cidade decide não participar

Na resposta, David afirmou ter ouvido críticas de policiais sobre o funcionamento do programa e associou o modelo a uma carga excessiva de trabalho.

“É, com a experiência que eu tenho e o que eu ouvi dos policiais com relação ao Ronda nos Bairros — inclusive foi um comentário do ex-governador Wilson Lima, que não tem moral pra cobrar ninguém, dizendo que o programa Ronda no Bairro era apenas uma questão de marketing.”

Por que David Almeida criticou o modelo do Ronda no Bairro?

Segundo David Almeida, policiais teriam relatado uma escala de trabalho excessiva durante a execução do programa.

PUBLICIDADE

Quero dizer que, pelo que os policiais me falaram, o programa Ronda no Bairro tinha uma carga excessiva chamada, é, escala da morte, onde os policiais trabalhavam muito e não tinha efetividade.

O prefeito também relacionou o modelo à paralisação da Polícia Militar no Amazonas.

Inclusive, esse foi um dos motivos para a greve que teve, a única greve que teve da Polícia Militar no estado do Amazonas.

Quais foram as propostas de David Almeida para a segurança?

Na sequência, Almeida apresentou uma série de medidas que pretende adotar para a área de segurança pública caso avance na disputa pelo Governo do Amazonas.

Entre as propostas citadas estão:

  • valorização das polícias Civil e Militar;
  • realização de concursos públicos;
  • integração entre polícias e guardas municipais;
  • unificação das guardas municipais no interior;
  • treinamento das guardas municipais;
  • armamento das guardas municipais;
  • ampliação das ações de segurança em todo o Amazonas.

Eu vou valorizar a Polícia Civil, valorizar a Polícia Militar, unificar com as guardas municipais, fazer as guardas municipais no interior ficarem todas elas unificadas, armadas e treinadas e melhorar a segurança pública de todo o estado do Amazonas”, afirmou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Eleições 2026

“Uma coisa é falar, outra é fazer”: David Almeida rebate Maria do Carmo e destaca resultados de Manaus

Candidato do Avante respondeu às críticas durante debate da Band Amazonas e citou avanços da capital na educação para defender experiência administrativa

há 16 minutos

Eleições 2026

David Almeida chega ao debate da Band e destaca gestão em Manaus como cartão de visita para o Governo do Amazonas

Candidato do Avante afirmou que pretende levar para todo o estado políticas públicas implementadas na capital e defendeu experiência e gestão como diferenciais

há 1 hora

Eleições 2026

Candidatos chegam para primeiro debate na Band Amazonas; Roberto Cidade decide não participar

Omar Aziz, David Almeida, Maria do Carmo e Isael Munduruku participaram da chegada ao primeiro debate televisionado pela Band Amazonas; candidato do União Brasil alegou orientação jurídica para não comparecer

há 2 horas

Eleições 2026

Roberto Cidade não participará de debates antes do início oficial da campanha, diz coordenação

Candidato ao governo do Amazonas seguirá orientação jurídica e afirma que pretende participar de debates a partir de 16 de agosto

há 2 horas

Brasil

“Que você seja muito feliz no céu”: menino de 8 anos faz homenagem na tv a pai falecido

Cleuber encontrou uma equipe de televisão em um shopping do Rio e aproveitou a oportunidade para enviar uma mensagem ao pai, morto antes de seu nascimento

há 3 horas