Eleições 2026

Eleições 2026


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Janela partidária movimenta Amazonas com ao menos 22 trocas de legenda e redesenha cenário para 2026

Adail Filho, Thiago Abrahim e Alessandra Campelo aparecem entre os nomes que mudaram de legenda.

Por Jonas Souza

04/04/2026 às 19:56 - Atualizado em 04/04/2026 às 21:19

Resumo

A janela partidária de 2026 no Amazonas foi marcada por uma forte reorganização política, com pelo menos 16 mudanças de legenda e a entrada de novos nomes na disputa eleitoral. MDB e PSD lideraram as articulações, enquanto União Brasil, Republicanos e Agir também ampliaram seus quadros, redesenhando o cenário para as eleições estaduais.


Notícias de Política – A janela partidária de 2026 redesenhou o cenário político no Amazonas, com pelo menos 16 mudanças de legenda confirmadas, além da entrada de novos nomes na disputa eleitoral. O período foi marcado por estratégias de fortalecimento de chapas e consolidação de grupos políticos visando as eleições de outubro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leia mais: Jender Lobato e Shadia Fraxe deixam cargos na Prefeitura de Manaus para disputar eleições

MDB

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi o partido que mais se movimentou no estado, sob a liderança do senador Eduardo Braga. A sigla realizou um grande ato de filiações em Manaus, reunindo lideranças nacionais e locais.

Passaram a integrar o partido os deputados federais Saullo Vianna e Adail Filho, além do deputado estadual Thiago Abrahim. Também reforçam a legenda o ex-prefeito Arthur Virgílio Neto, a liderança indígena Vanda Witoto e o ex-prefeito Nathan Macena. O MDB aposta na capilaridade no interior e na força de suas lideranças para ampliar sua representação.

PSD

O Partido Social Democrático (PSD), liderado pelo senador Omar Aziz, também saiu fortalecido e com foco claro na disputa pelo governo estadual. Na Assembleia Legislativa, filiaram-se os deputados Rozenha, Wilker Barreto, Alessandra Campelo e Mayra Dias.

O partido também avançou fortemente no interior com a filiação de prefeitos:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

  • Emerson Melo
  • Nicson Marreira
  • Lúcio Flávio
  • Professor Vanilso
  • Fernandão
  • Zé Roberto

União Brasil reforça base governista

O União Brasil avançou na formação de seu grupo no Amazonas, alinhado ao governador Wilson Lima.

Ingressaram na legenda os deputados estaduais Wanderley Monteiro e Carlinhos Bessa. A movimentação fortalece o partido na Assembleia e indica a construção de um projeto político com foco na continuidade administrativa e na disputa eleitoral de 2026.

Republicanos amplia bancada e articulação política

O Republicanos também se destacou ao atrair nomes com forte presença eleitoral. O deputado federal Amom Mandel deixou o Solidariedade para ingressar na sigla.

Além dele, o vereador Rodrigo Guedes e o ex-vice-prefeito Hissa Abraão também passaram a integrar o partido, ampliando sua capacidade de articulação tanto na capital quanto no interior.

Agir aposta em renovação com novo nome

O Agir investe na renovação ao lançar Jender Lobato como candidato à Assembleia Legislativa. Ele disputa pela primeira vez um cargo eletivo. Ex-presidente da Manauscult e com atuação destacada na área cultural — incluindo passagem pelo Boi Caprichoso — Jender entra na disputa após o vereador Jander Lobato não conseguir deixar o PSD. Com isso, ele assume a missão de representar o grupo político da família na eleição.

Balanço das mudanças no Amazonas

  • MDB: 6 nomes
  • PSD: 10 nomes (4 deputados + 6 prefeitos)
  • União Brasil: 2 nomes
  • Republicanos: 3 nomes
  • Agir: 1 nome

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Lula, STF e Congresso aceleram ‘farra das despesas’ que podem custar bilhões aos cofres públicos

Decisões dos Três Poderes ampliam gastos em meio ao debate sobre ajuste fiscal.

há 20 minutos

Brasil

Ex-mulher do goleiro Bruno é encontrada e internada após três dias desaparecida

O estado de saúde e circunstâncias em que ela foi localizada não foram divulgados oficialmente.

há 40 minutos

Mundo

“Não queremos comunistas no nosso país. Nunca funcionou e nem vai funcionar”, diz Trump em discuso no Dia da Indepedência

Presidente dos Estados Unidos criticou o comunismo e exaltou as liberdades de expressão e religião e o direito de portar armas durante evento de independência do país.

há 52 minutos

Polícia

Casal é preso após criança de 1 ano ser encontrada sozinha em frente de casa no Amazonas

A polícia encontrou residência sem alimentos e com acúmulo de lixo.

há 2 horas

Manaus

Gigantes da Floresta muda horário neste domingo (5) em Manaus; veja funcionamento

Parque funcionará em horário reduzido para serviços de manutenção preventiva e ficará fechado na segunda e terça-feira.

há 2 horas