Eleições 2026

Eleições 2026


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Marcelo Ramos quer disputar vaga de governador-tampão em eleição indireta na Aleam

A eleição indireta deve ocorrer até o início de maio e promete intensificar o debate político no estado nas próximas semanas.

Por Jonas Souza

06/04/2026 às 15:44 - Atualizado em 06/04/2026 às 16:47

Resumo


O ex-deputado federal Marcelo Ramos anunciou que pretende disputar o governo do Amazonas em eleição indireta na Assembleia Legislativa, após a renúncia do governador e do vice.

Notícias de Política – O ex-deputado federal Marcelo Ramos afirmou que pretende se candidatar ao governo do Amazonas na eleição indireta que será realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas. A escolha ocorrerá após a renúncia do governador Wilson Lima e do vice Tadeu de Souza, que deixaram os cargos para disputar as eleições deste ano.

Leia mais: Panorama da eleição indireta para “governador-tampão” no AM aponta disputa voto a voto e risco de empate; confira

Com a vacância, o presidente da Assembleia, Roberto Cidade, assumiu o comando do Executivo estadual de forma temporária e é apontado como candidato natural ao cargo.

Ramos critica cenário e fala em “anticandidatura”

Ao anunciar sua intenção de disputar o cargo, Marcelo Ramos afirmou que iniciará conversas com lideranças políticas e com seu partido para viabilizar a candidatura. Ele também fez críticas ao processo, sugerindo que há um acordo político já estabelecido para manter o atual chefe interino no poder.

Segundo Ramos, sua candidatura teria como objetivo questionar esse cenário e ampliar o debate político no estado, mesmo reconhecendo as dificuldades de uma eleição indireta.

“Após avaliar as consequências políticas e eleitorais da renúncia do governador e do vice-governador, e, considerando que teremos uma eleição indireta na Assembleia Legislativa para a escolha do novo governador do Estado, vou analisar e começo a conversar a partir de hoje com companheiros de caminhada e com a direção do meu partido para apresentar meu nome como candidato a governador na eleição suplementar”, disse Ramos

Além da disputa pelo governo estadual, Ramos reafirmou que segue como pré-candidato ao Senado nas eleições de outubro. A movimentação ocorre em meio a um cenário político movimentado no Amazonas, com mudanças no comando do Executivo e articulações dentro da Assembleia Legislativa.

A eleição indireta deve ocorrer até o início de maio e promete intensificar o debate político no estado nas próximas semanas.

Eleição indireta deve ocorrer em até 30 dias

De acordo com a Constituição do Estado do Amazonas, a eleição para governador e vice, em caso de vacância nos dois últimos anos de mandato, deve ser realizada em até 30 dias pela Assembleia Legislativa. Nesse cenário, apenas deputados estaduais participam da votação.

O novo governador eleito terá a missão de concluir o mandato em andamento.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Casal é preso após criança de 1 ano ser encontrada sozinha em frente de casa no Amazonas

A polícia encontrou residência sem alimentos e com acúmulo de lixo.

há 39 minutos

Manaus

Gigantes da Floresta muda horário neste domingo (5) em Manaus; veja funcionamento

Parque funcionará em horário reduzido para serviços de manutenção preventiva e ficará fechado na segunda e terça-feira.

há 1 hora

Brasil

Mega-Sena 3027 acumula e prêmio vai a R$ 38 milhões; veja números sorteados

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso realizado neste sábado (4).

há 1 hora

Amazonas

Trabalho infantil em Manaus atinge adolescentes e está ligado à violência, aponta pesquisa da UEA

Estudo com 453 alunos de escolas públicas de Manaus identificou trabalho pesado, atividades na construção civil e associação com abuso, insegurança alimentar e prejuízos na vida escolar.

há 2 horas

Manaus

Amanhecer Manaus reúne multidão na Ponta Negra em manhã de fé e adoração

Segunda edição do movimento cristão levou milhares de pessoas à Praia da Ponta Negra, em Manaus, durante a madrugada deste domingo (26).

há 2 horas