Omar Aziz leva invertida de Maria do Carmo após cravar vitória no 1º turno das eleições: “pode virar vexame”
Pré-candidata rebate fala do senador e aponta histórico de segundo turno no Amazonas, além de alertar para excesso de confiança.
- Arte: Luiza Araújo/Portal AM POST
Resumo
O senador Omar Aziz afirmou que vencerá as eleições de 2026 no primeiro turno, mas levou uma resposta direta de Maria do Carmo, que contestou a previsão com base em pesquisas e no histórico eleitoral do Amazonas.
Notícias das eleições 2026 – O senador Omar Aziz (PSD) afirmou que vencerá as eleições ao Governo do Amazonas em 2026 ainda no primeiro turno, mas acabou levando uma resposta direta da também pré-candidata Maria do Carmo (PL), que contestou a previsão com base em pesquisas e no histórico eleitoral do estado.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
A reação ocorreu após a declaração considerada otimista do parlamentar, feita durante evento público, e ganhou repercussão pelo tom crítico adotado pela adversária.
Fala do senador sobre vitória antecipada
Durante a abertura do 6º Fórum das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), na última quinta-feira (23), Omar Aziz demonstrou confiança ao projetar uma vitória sem necessidade de segundo turno.
“Eu acho que a gente vai ganhar a eleição no primeiro turno. Eu sou muito otimista. Essa questão de segundo turno, não. Esse negócio de quem vai para o segundo turno, nenhum deles porque eu vou ganhar no primeiro”, declarou em entrevista ao portal Radar Amazônico.
A fala rapidamente repercutiu nos bastidores políticos e provocou reação de outros nomes cotados para a disputa.
Resposta com “pé no chão”
Ao ser questionada, Maria do Carmo respondeu de forma direta e adotou um tom mais cauteloso em relação ao cenário eleitoral.
“Cada um acredita naquilo que quiser mas o que as pesquisas mostram, e aí eu prefiro trabalhar com pé no chão, é que haverá segundo turno. Aliás historicamente eleição no Amazonas é decidida no segundo turno”, afirmou.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também: De favorito ao risco de vexame: Omar Aziz pode ficar fora do segundo turno das eleições 2026
A declaração confronta diretamente o discurso de vitória antecipada ao destacar dados e padrões observados em eleições anteriores no estado.
Alerta sobre excesso de confiança
A pré-candidata também fez um alerta ao senador sobre o risco de projeções consideradas precipitadas e prepotantes.
“Sobre o senador sugeri que tenha mais cuidado, comemoração antecipada às vezes vira vexame, até porque o adversário também joga”, disse.
Pesquisas de outubro e dezembro de 2025 apontaram Omar Aziz como um dos pré-candidatos com maior rejeição, mesmo liderando as intenções de voto.
Cenário político em construção
O episódio evidencia um ambiente de pré-campanha já marcado por trocas de declarações e divergências estratégicas. Enquanto Omar Aziz aposta em uma vitória direta, Maria do Carmo sustenta um discurso mais prudente, alinhado ao histórico eleitoral do Amazonas.
*Com informações do Radar Amazônico
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






