A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2026

Pela 1ª vez Flávio Bolsonaro supera Lula numericamente no 2º turno, diz Datafolha

Na projeção entre os dois, o senador soma 46% das intenções de voto, contra 45% do atual presidente.

Por Jonas Souza

11/04/2026 às 19:49 - Atualizado em 12/04/2026 às 07:37

Resumo


Pesquisa Datafolha indica, pela primeira vez, Flávio Bolsonaro numericamente à frente de Luiz Inácio Lula da Silva em um possível segundo turno. Apesar disso, todos os cenários apontam empate técnico dentro da margem de erro.

Notícias de Política – O Levantamento divulgado pelo instituto Datafolha neste sábado (11) mostra uma mudança no cenário eleitoral para 2026. Pela primeira vez desde o lançamento da pré-candidatura, Flávio Bolsonaro aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma simulação de segundo turno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leia mais: Às vésperas de 2026, Lula volta a prometer BR-319 ao lado de Braga e Omar Aziz

Cenário de 2º turno

Na projeção entre os dois, o senador soma 46% das intenções de voto, contra 45% do atual presidente. Apesar da vantagem numérica, o resultado configura empate técnico, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais.

Outros 8% dos entrevistados declararam voto branco ou nulo, enquanto 1% afirmou não saber em quem votar.  O dado representa uma mudança em relação à pesquisa anterior, quando Lula liderava numericamente o cenário.

Disputas com outros nomes da direita

O levantamento também simulou cenários de segundo turno com outros nomes do campo conservador. Contra Ronaldo Caiado, Lula aparece com 45%, enquanto o adversário tem 42%, também em empate técnico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Já na disputa com Romeu Zema, o cenário se repete: 45% para Lula e 42% para o governador, dentro da margem de erro.

Primeiro turno mantém liderança de Lula

No cenário de primeiro turno, Luiz Inácio Lula da Silva segue na liderança, mas com redução na vantagem. O presidente aparece com 39% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro tem 35%.

Na sequência, aparecem Ronaldo Caiado (5%) e Romeu Zema (4%). Outros nomes pontuam abaixo disso.

Na modalidade espontânea, quando não é apresentada lista de candidatos, Lula registra 26% e Flávio Bolsonaro 16%, indicando crescimento do senador em relação às pesquisas anteriores.

Os dados reforçam um ambiente de disputa acirrada e ainda indefinida para as eleições de 2026, com aproximação entre os principais nomes e alta taxa de indecisos e votos não válidos em todos os cenários analisados.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

STF derruba idade mínima para aposentadoria especial e beneficia trabalhadores expostos a riscos

Corte entendeu que exigir idade mínima contrariava o objetivo da aposentadoria especial, criada para proteger profissionais submetidos a condições prejudiciais à saúde.

há 25 minutos

Amazonas

Amazonas amplia oferta do Implanon e leva método contraceptivo para o interior do estado

Mais de 14 mil implantes já foram distribuídos e profissionais da saúde recebem capacitação para ampliar a oferta do método nos municípios do interior.

há 47 minutos

Manaus

Vai ao Festival de Parintins? Confira como está a procura por passagens de barco

A contagem regressiva para o Festival de Parintins 2026 já começou a impactar o setor de transporte fluvial no Amazonas.

há 53 minutos

Polícia

Suspeito de matar comerciante e participar de assalto ao Musa é preso pela Rocam em Manaus

Investigado foi detido após tentar fugir da polícia e também é apontado como integrante do grupo responsável pelo assalto que aterrorizou visitantes do Museu da Amazônia.

há 1 hora

Brasil

Fachin autoriza AGU a defender Alexandre de Moraes em ação nos EUA

Decisão foi assinada pelo presidente do STF, ministro Edson Fachin.

há 2 horas