Eleições 2026

Eleições 2026


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Wilson Lima diz que desistência de candidatura ao Senado não é falta de coragem: “É responsabilidade”

Governador relembra vitórias históricas e dificuldades enfrentadas desde 2018.

Por Natan AMPOST

02/03/2026 às 17:41 - Atualizado em 06/04/2026 às 06:50

Resumo 


Wilson Lima afirmou que a decisão de não disputar o Senado em 2026 é baseada em responsabilidade, não em falta de coragem. O governador destacou que foi duas vezes o mais votado da história do Amazonas e relembrou os desafios enfrentados desde 2018.

Ao descartar a pré-candidatura ao Senado em 2026, o governador do Amazonas, Wilson Lima, fez questão de enfatizar nesta segunda-feira (2) que sua decisão não está relacionada a receio eleitoral, mas à responsabilidade administrativa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Isso aqui não tem a ver com coragem. Tem a ver com responsabilidade”, afirmou, ao explicar os motivos que o levaram a permanecer no cargo até o fim do mandato, em janeiro de 2027.

A declaração foi dada durante conversa com a imprensa, em meio a especulações sobre uma possível renúncia para disputar vaga no Congresso Nacional.

  1. WhatsApp Video 2026-03-02 at 16.36.56


Governador mais votado da história

Wilson Lima também relembrou os contextos eleitorais que marcaram sua trajetória política. Segundo ele, em 2018 enfrentou forte resistência política. Já em 2022, afirmou que muitos consideravam improvável um novo resultado positivo nas urnas.

Em 2018 eu tinha todo mundo contra mim. Em 2022 era inacreditável que eu pudesse ter um resultado positivo”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O governador destacou ainda que foi eleito duas vezes como o mais votado da história do Amazonas, ressaltando que nenhuma outra gestão teria enfrentado dificuldades semelhantes às de seu mandato.

Gestão sob pressão

Ao mencionar os desafios, Wilson Lima fez referência a crises enfrentadas ao longo da administração estadual, incluindo cenários adversos que exigiram medidas emergenciais e reorganização administrativa.

“Nenhum governador enfrentou as dificuldades que nós enfrentamos”, declarou.

Continuidade administrativa

A permanência no cargo sinaliza foco na conclusão de projetos e políticas públicas em andamento. Wilson Lima afirmou que ainda há metas e entregas a serem realizadas até o fim do mandato.

A decisão também influencia o cenário eleitoral de 2026 no Amazonas, uma vez que redefine possíveis alianças e movimentações partidárias dentro do União Brasil e de outras siglas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

Conta de luz sobe acima da inflação no Amazonas, mas reajuste fica abaixo de altas registradas em outros estados

Reajuste médio aprovado pela Aneel foi de 6,58%, enquanto consumidores residenciais terão aumento de 3,77%; em outras regiões do país, tarifas ultrapassaram 15%.

há 7 minutos

Brasil

Moraes dá 48h para TJs explicarem pagamento irregular de penduricalhos

Ministro do STF deu prazo de 48 horas para sete Tribunais de Justiça detalharem pagamentos de verbas que podem descumprir decisão da Corte sobre os chamados “penduricalhos”.

há 21 minutos

Amazonas

MPAM abre vagas de estágio técnico no Amazonas com bolsa de até R$ 1.220

Processo seletivo simplificado da Promotoria de Justiça é gratuito e recebe inscrições por e-mail até o dia 10 de julho.

há 22 minutos

Amazonas

‘Janderson Peixeiro’ reage a críticas sobre tambaqui de R$ 300 e diz: “Se não pode sair de casa, não saia”

Após repercutir pelo preço cobrado em uma banda de tambaqui durante o Festival de Parintins, influenciador voltou a se pronunciar e gerou nova onda de críticas nas redes sociais.

há 28 minutos

Política

Omar Aziz indica motivação política em ação de Alessandra Campêlo contra PEC do Governo de Cidade: “Obrigado pela ajuda”

Senador afirmou que parlamentar “não permitiu” o avanço da proposta do Governo do Amazonas, reforçando a percepção de que a resistência à PEC teve motivação política.

há 37 minutos