Eleições 2016

Eleições 2016


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Vereadores de Manaus: o vereador de hoje é Mário Frota

Mário é autor de projetos de lei que tornam restaurantes, bares e outros estabelecimentos como patrimônio imaterial da cidade.

Por Hugo Guimarães

01/07/2016 às 07:38

O vereador Mário Frota (PHS), está em seu terceiro mandato como vereador, em 2004 foi eleito vice-prefeito de Manaus, foi deputado estadual por dois mandatos seguidos entre 1999 a 2004 e entre os anos de 1974 e 1982 foi deputado federal pelo Amazonas.

Mário Frota é conhecido na Câmara Municipal de Manaus (CMM) como o vereador que mais fala e sempre passa do tempo quando discursa na tribuna. Ele começa por um assunto, entra em outro, fala da família dele, esposa, filhos, escolas dos filhos e sempre quando há algum assunto em questão, quer comparar o estilo de vida dele com o estilo de vida de cidadãos comuns, que passam por diversas dificuldades no dia a dia.

PUBLICIDADE

O parlamentar tem ficado conhecido desde o ano de 2015, pela autoria de projetos de lei com a finalidade de tombar restaurantes, bares e outros estabelecimentos comerciais da cidade. Em maio, deste ano foram aprovados dois projetos do vereador apresentados no ano passado. O ‘Restaurante Canto da Peixada’ foi reconhecido como Bem Imaterial do patrimônio histórico e cultural de Manaus e o ‘Café do Pina’ também agora é Patrimônio Imaterial da Cidade de Manaus.

Ainda estão em tramitação na CMM, os projetos que propõem o tombamento do ‘Pagode da Resistência do Samba’, da ‘Sede do Restaurante e Bar Chão de Estrelas’ e do ‘Restaurante Calçada Alta’.

Tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural, ele é como um conjunto de bens móveis e imóveis existentes, cuja conservação é de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

Irregularidades prestação de contas

Em setembro do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), julgou as contas de campanha de Mário para deputado estadual, em 2014, como não prestadas. O órgão publicou em Diário Oficial a decisão e deu prazo para que ele recorresse da decisão.

PUBLICIDADE

O parlamentar, de acordo com o entendimento do TRE-AM, deixou de apresentar extrato bancário abrangendo todo o período de campanha e por esse motivo, as contas dele não puderam ser analisadas no parâmetros exigidos pela legislação eleitoral. De acordo com parecer do órgão, duas movimentações financeiras entregues pelo vereador continham a expressão “sem valor legal”.

Aposentadoria Parlamentar

No mês de maio do ano passado, a Revista Congresso Em Foco, publicou uma matéria em que Mário Frota aparece na lista dos políticos que conseguiram a aposentadoria a partir de apenas oito anos de contribuição. Somente a aposentadoria parlamentar rende hoje aproximadamente, segundo a revista o total de R$ 13.167,60 ao vereador, que já foi deputado federal e estadual.

Mário Frota que durante muitos anos foi do PSDB, conhecido como ‘tucano’ ferrenho na defesa da Prefeitura de Manaus, recentemente trocou de partido para garantir mais facilidade em sua reeleição em outubro deste ano. Agora, o vereador é do PHS, partido do presidente da Câmara Municipal, vereador Wilker Barreto.

O que o leitor acha de Mário Frota. Ele merece ser reeleito?

Fonte: Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Polícia

Mulher é presa após atropelar pedestre e tentar fugir na zona Sul de Manaus

Condutora apresentava sinais de embriaguez e foi detida pela Polícia Militar após o acidente.

há 7 horas

Manaus

Manaus inicia campanha de multivacinação nesta segunda-feira (3) para crianças e adolescentes

Ação da Semsa segue até 1º de setembro em mais de 170 unidades de saúde e busca atualizar a caderneta de vacinação da população.

há 8 horas

Política

Flávio Bolsonaro defende geração de empregos e manutenção do Bolsa Família durante convenção na Paraíba

Candidato do PL à Presidência participou da convenção que oficializou as candidaturas de Efraim Filho ao governo da Paraíba e de Nayana Pontes como vice.

há 9 horas

Política

Flávio Bolsonaro deseja rápida recuperação a Michelle durante convenção do PL em Brasília

Ex-primeira-dama recebeu alta hospitalar neste domingo (2), mas não participou da convenção que oficializou sua candidatura ao Senado pelo Distrito Federal.

há 9 horas