A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2020

Amazonas solicita tropas federais para as eleições municipais deste ano

Na região Norte, além do Amazonas, outros dois estados também pediram o apoio das tropas federais: Acre e Pará.

Por Hugo Guimarães

13/09/2020 às 19:38 - Atualizado em 14/09/2020 às 13:43


Agência Brasil
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, informou na sexta-feira (11), que recebeu três pedidos de envio de tropas federais para garantir a segurança do primeiro turno das eleições municipais de novembro. Até o momento, foram recebidos pedidos da Justiça Eleitoral do Amazonas, Mato Grosso do Sul e do Maranhão para 106 municípios, ao todo. Cabe ao presidente analisar as requisições.

PUBLICIDADE

Os pedidos para atuação de militares das Forças Armadas são comuns em todos os pleitos e são formulados pelos tribunais Regionais Eleitorais (TREs), com a finalidade de garantir a normalidade da eleição, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados. A atuação está prevista no Código Eleitoral.

Após receber o pedido de requisição de tropas federais, o TSE costuma deferir a medida. Em seguida, a autorização é encaminhada ao Ministério da Defesa, pasta responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas.
Nas eleições gerais de 2018, o TSE autorizou o envio de tropas para 510 municípios em 11 estados. Nas eleições municipais de 2016, foram 467 municípios de 14 estados.

Devido à pandemia da covid-19, o Congresso promulgou emenda constitucional que adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro.

Eleições passadas
Nas eleições de 2018, o Amazonas contou com a presença de equipes da Força Nacional em 26 locais. Os homens da corporação foram divididos em 25 municípios do interior e na capital, que é o maior colégio eleitoral do Estado.

As equipes da Força foram solicitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a fim de garantir a ordem na votação e na apuração dos votos daquele no ano em que foram escolhidos o presidente da República, o governo do Estado, senadores e deputados federais. O auxílio é assegurado pela Lei nº 4.737 de 15 de julho de 1965 do Código Eleitoral.

PUBLICIDADE

Na época, ao todo, 30 zonas eleitorais receberam a segurança das tropas federais nos seguintes municípios: Itacoatiara, Parintins, Manacapuru, Anamã, Coari, Tefé, Fonte Boa, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré, Humaitá, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Amaturá, São Paulo de Olivença, Novo Airão, Autazes, Tabatinga, Atalaia do Norte, Guajará, Santo Antônio do Iça, Japurá, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Manaus

Somente em Manaus são 13 zonas eleitorais, que recebem também eleitores do município de Rio Preto da Eva. Do total, oito zonas tiveram o apoio das tropas federais, que são 31ª, 58ª, 59ª, 62ª, 63ª, 65ª, 68ª e 70ª. Naquele ano, o TRE-AM, informou que, com o rezoneamento houve remanejamento e a zona eleitoral de Rio Preto da Eva foi incorporada à 68ª Zona Eleitoral situada na capital.

Na região Norte, além do Amazonas, outros dois estados também pediram o apoio das tropas federais. No Acre 11 municípios receberam apoio da Força. No Pará foram 60 municípios e em Tocantins foram 12.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Parintins 2026

Bois Caprichoso e Garantido recebem Selo Território de Direitos em Parintins

Reconhecimento certifica as agremiações como parceiras no acolhimento e encaminhamento de casos de violação de direitos durante o Festival de Parintins 2026

há 10 minutos

Parintins

Ainda dá tempo! Saiba como garantir pulseira para a Festa dos Visitantes em Parintins

Projeto “Recicla, Galera” une sustentabilidade e cultura ao oferecer entrada para evento mediante entrega de resíduos recicláveis.

há 20 minutos

Brasil

Empresários Jorge Paulo Lemann e Beto Sicupira são alvos de operação da PF

Operação apura supostas fraudes contábeis relacionadas ao rombo bilionário da varejista e cumpre mandados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

há 26 minutos

Polícia

Mulher condenada por matar rival durante crise de ciúmes é presa em Manaus

Mulher foi localizada e detida após decisão judicial; crime ocorreu após desentendimento motivado por ciúmes.

há 28 minutos

Brasil

Esposa de Flávio Bolsonaro sai em defesa do senador após críticas de Michelle

Fernanda Bolsonaro afirma que o marido é respeitoso e dedicado à família; manifestação ocorre em meio à crise pública envolvendo a ex-primeira-dama

há 38 minutos