Dr. Furlan derrota Josiel Alcolumbre no 2º turno e se elege prefeito de Macapá

Furlan obteve 55,67% dos votos válidos, contra 44,33% de Josiel.

Reuters

O deputado estadual Dr. Furlan (Cidadania) foi eleito prefeito de Macapá, neste domingo, com uma vitória sobre Josiel Alcolumbre (DEM), irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), no 2º turno de uma eleição realizada de forma isolada após adiamento provocado por um apagão no mês passado.

Continua depois da Publicidade

Furlan obteve 55,67% dos votos válidos, contra 44,33% de Josiel, de acordo com resultado final divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da disputa pela prefeitura da capital do Amapá.

A vitória representou uma virada para Furlan, que havia terminado o 1º turno, realizado em 6 de dezembro, com 16,03% dos votos válidos, contra 29,47% de Josiel.

A eleição em Macapá fora adiada por decisão do TSE uma vez que a cidade estava, quando da realização da eleição municipal em todo o país, enfrentando um apagão que durou mais de três semanas. Por riscos à segurança dos eleitores, o TSE decidiu adiar o processo. Nas demais cidades do Estado a eleição ocorreu normalmente em 15 de novembro, como no restante do país.

Continua depois da Publicidade

Josiel foi derrotado apesar de ter recebido apoio não apenas do irmão Davi, que se empenhou na campanha e chegou a lamentar publicamente o efeito que o apagão poderia ter nas chances eleitorais do irmão, mas também do atual prefeito, Clécio Luís (sem partido), e do governador do Estado, Waldez de Goes (PDT).

Furlan, deputado estadual no terceiro mandato, disputou a eleição em coligação com o MDB e o PMN.

Continua depois da Publicidade