Nova pesquisa mostra que Amazonino cresce e continua liderando no primeiro e segundo turnos

Foram entrevistados 1066 eleitores entre os dias 23 e 28 deste mês. A pesquisa está registrada no TSE.


Redação AM POST

A segunda pesquisa de intenção de votos para a eleição do novo prefeito de Manaus, realizada pelo Instituto Pontual, divulgada nesta quinta-feira (29/10), mostra o crescimento do candidato Amazonino Mendes (PODEMOS), que continua liderando no primeiro turno, com 33,2%, e vence qualquer dos adversários em um eventual segundo turno. O Instituto Pontual foi um dos únicos a acertar os resultados da eleição de 2018.

De acordo com a pesquisa, se a eleição fosse hoje, com o crescimento de 1,1 ponto percentual sobre o último levantamento do instituto, Amazonino teria 33,2% das intenções de voto, seguido de David Almeida (Avante), que registrou 18,6 pontos a menos que ele, atingindo 14,6%. Ricardo Nicolau (PSD) tem 9,3% e José Ricardo (PT) 7,2%.
O candidato Alberto Neto (Republicanos) se manteve na quinta posição, com 5,6% e Coronel Menezes (Patriota) aparece com 4,5%. Ex-prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento (PL) caiu para a sétima posição, com 3,5%; seguido de Chico Preto (DC) e Romero Reis (Novo), empatados com 1,0%. Praticamente sem pontuar estão os candidatos Gilberto Vasconcelos (PSTU) e Marcelo Amil (PCdoB), com 0,2% cada um. Os indecisos somaram 9,3% e os brancos e nulos, 10,4%.

Continua depois da Publicidade

Segundo turno

A pesquisa Pontual também testou três cenários de segundo turno em que Amazonino Mendes enfrenta os três candidatos que aparecem na briga pela segunda vaga na eleição, saindo vitorioso em todas as sondagens.

Amazonino e David Almeida

Continua depois da Publicidade

Num segundo turno entre os dois primeiros colocados, a pesquisa Pontual mostra que Amazonino sairia vencedor com 44,2% das intenções de voto contra 35,8% de David Almeida. Neste cenário, os indecisos somaram 5,3% e os brancos e nulos, 14,7%.

Amazonino e Ricardo Nicolau

Quando a disputa é com o deputado Ricardo Nicolau, o ex-governador tem uma vantagem maior, com 46,3% contra 32,2% do adversário. Os indecisos somaram 6,1% e os brancos e nulos, 15,4%.

Continua depois da Publicidade

Amazonino e José Ricardo

Com o deputado federal José Ricardo, Amazonino amplia sua vantagem e seria eleito com 50,7% dos votos contra 26,1% de seu adversário. Os indecisos somaram 5,7% e os que votariam branco e nulo, 17,5%.

Quem deverá vencer?

Continua depois da Publicidade

Os pesquisadores perguntaram, ainda, dos entrevistados, quem dos 11 candidatos, na opinião deles, deverá vencer o pleito e, 35,2% afirmaram que seria Amazonino Mendes; seguido de David Almeida, com 13,2% e, Nicolau, 8,3%. Alberto Neto vem mais abaixo, com 5,9%; seguido de Zé Ricardo, com 5,5% e Menezes, com 4,4%.

Alfredo Nascimento só conseguiu 3,0%; Chico Preto e Romero Reis aparecem empatados com 0,7% cada um e, também empatados, estão Gilberto Vasconcelos e Marcelo Amil, ambos com 0,2%. Não souberam responder 22,7% dos entrevistados.

‘Números em movimento’

Conforme o diretor do Instituto Pontual, Eric Barbosa, os números da eleição estão em movimento com uma intensa disputa entre os candidatos para conquistar o voto dos indecisos e daqueles que deverão votar branco ou nulo.

A pesquisa foi realizada em todas as zonas de Manaus. Foram entrevistados 1066 eleitores entre os dias 23 e 28 deste mês. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-00983/2020. A margem de erro é de 3.0%.

* Com informações da Assessoria de Imprensa