• Marcelo Ramos mantém liderança na reta final da disputa pela Prefeitura de Manaus

    Segundo pesquisa, realizada na terça e quarta-feira, Marcelo mantem-se na liderança com 50,5% dos votos válidos contra 49,5% do prefeito Artur.
    28/10/2016 15h41 - Actualizado 30/10/2016 12h32

    Foto: AM POST


    O candidato Marcelo Ramos (PR) na reta final do segundo turno da acirradíssima disputa pela Prefeitura de Manaus mantem-se na liderança com 50,5% dos votos válidos contra 49,5% do prefeito Artur Neto (PSDB), segundo pesquisa, realizada na terça e quarta-feira, da Projeta, nome fantasia da empresa MP Valin com margem de erro da consulta de 2,5 pontos para mais ou para menos.

    Os entrevistadores perguntaram, sem mostrar a lista com os nomes dos candidatos, em quem os eleitores votariam. Nessa consulta espontânea Marcelo foi citado por 41,2%. Artur foi lembrado por 40,3%. Brancos e nulos chegaram a 10% e os indecisos ficaram em 8,6%.

    Quando considerados votos brancos, nulos e indecisos, Marcelo está à frente da disputa com 43,3% das intenções de voto contra 42,4% de Artur. Esse resultado diz respeito à consulta estimulada, quando é apresentado ao eleitor os nomes dos dois candidatos. O percentual de pessoas que disseram votar em branco ou que pretendem anular o voto foi de 10,4%. Os que não sabem ou não quiseram responder somam 4%.

    Mais da metade do eleitorado do 3º colocado no primeiro turno, Silas Câmara (PRB), que teve 115,7 mil votos e depois declarou apoio a Marcelo, seguem a orientação do deputado federal. Casi 59% deles disseram que votarão em Marcelo. É a maior migração de votos dentre os candidatos que declararam apoio à candidatura do ex-deputado estadual. Dos de Serafim, 47% também votam no candidato do PR e 37,9% estão com Artur. Otros 10,6% anularão o voto e 5,3% estão indecisos.

    Do total de entrevistados, 82% afirmaram que tem certeza da decisão que tomaram. Otros 2,4% disseram que não. mi 13,7% responderam que talvez mudem de ideia. Os que não souberam ou não quiseram responder totalizaram 2%.

    No primeiro turno, a Projeta acertou o resultado das urnas. Registrada na Justiça Eleitoral sob número AM-02892 /2016, a sondagem ouviu mil eleitores nas várias zonas da cidade. A margem de confiança da pesquisa (a propabilidade dela refletir a realidade) é de 95%.


    *** Si estás a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitando frecuentemente el AM POST.


    Facebook

    economía

    Contacto Terminos de uso