Espaço Cultural

Espaço Cultural


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Artista do teatro amazonense é tema de livro

“Nonato Tavares – Teatro, memória e resistência” reconta trajetória do artista amazonense e da companhia Vitória Régia, fundada por e em atividade há mais de 30 anos.

Por Natan AMPOST

28/11/2016 às 15:28

Um dos mais importantes artistas do Teatro amazonense, Nonato Tavares é o tema de um livro a ser lançado no próximo dia 3 de dezembro, sábado, às 10h, no Musa do Largo, no Centro. “Nonato Tavares – Teatro, memória e resistência” (Editora Valer) traça um perfil do diretor, ator e cenógrafo amazonense e da companhia Vitória Régia, fundada por ele e em atividade há mais de 30 anos em Manaus.

PUBLICIDADE

O evento de lançamento será aberto ao público em geral, com a distribuição gratuita de exemplares do livro no local.

De autoria dos jornalistas Jony Clay Borges e Rosiel Mendonça, “Nonato Tavares – Teatro, memória e resistência” parte da biografia do artista para narrar a trajetória da Vitória Régia, desde sua criação até os dias atuais.

A obra enfoca ainda o repertório da companhia, destacando montagens marcantes do Teatro no Amazonas, como “A maravilhosa estória do sapo Tarô-Bequê”, “Tributo a Chico Mendes”, “Piquenique no front”, “O que era e o que não devia ser” e “Papai cumpriu sua missão”.

Além do registro, o livro é uma justa homenagem a uma das figuras mais importantes do Teatro amazonense, como apontam os autores. “Nonato sempre se preocupou em produzir um teatro de qualidade e que não ficasse restrito à capital ou às zonas centrais de Manaus, por isso ao longo da história da companhia foram frequentes os intercâmbios com o interior do Amazonas e outras localidades da região Norte. A gestão dele à frente da Fetam também merece ser lembrada, pois foi quando surgiu o Festival de Teatro da Amazônia”.

O livro traz ainda uma entrevista com Nonato, além de depoimentos de personalidades importantes das Artes Cênicas do Amazonas e de São Paulo, entre eles Márcio Souza, Koia Refkalefsky e Darcy Figueiredo.

A publicação foi viabilizada graças ao Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A obra também será distribuída entre bibliotecas e escolas de Manaus, além de bibliotecas de outros Estados.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Operação mira grupo ligado a Nelson Wilians por suposta fraude bilionária com créditos de ICMS

Ação cumpre 38 mandados de busca e apreensão e investiga esquema que teria causado prejuízo superior a R$ 3,8 bilhões aos cofres públicos. Defesa do advogado ainda não se pronunciou.

há 6 minutos

Brasil

Mãe desmaia durante velório de bebê de 10 meses estuprada e morta pelo padrasto

Helena foi levada ao hospital após a mãe acreditar que a filha estivesse engasgada. O “ficante” da mulher e um primo dele foram presos e são investigados pelo caso.

há 14 minutos

Política

Daniel Almeida declara apoio a Adjuto Afonso na disputa pela presidência da Aleam

Manifestação ocorre na véspera da eleição que definirá o novo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas. Votação acontece nesta quarta-feira (15).

há 27 minutos

Polícia

Mulher é presa suspeita de aplicar golpes em idosos e desviar aposentadorias em Parintins

Investigação aponta que suspeita conquistava a confiança das vítimas para contratar empréstimos e sacar benefícios previdenciários sem autorização, em Parintins.

há 42 minutos

Polícia

Jovem executado dentro de taberna na Compensa usava nome falso e havia voltado ao bairro após ser ameaçado

Felipe Barbosa, de 28 anos, tentou escapar dos criminosos correndo para o estabelecimento da avó, mas foi alcançado e executado na frente da família.

há 44 minutos

Ao Vivo