Combate à violência contra os idosos deve ser intensificado no período de isolamento social

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação
conteúdo de responsabilidade do anunciante

No Estado do Amazonas há hoje mais de 390 mil idosos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Manaus, são mais de 240 mil pessoas com mais de 60 anos. Há quase três meses, desde o início do isolamento social no Brasil, muitos desses idosos estão em casa, para que suas vidas sejam preservadas na luta contra a pandemia do coronavírus, causador da Covid-19.

Acontece que além do isolamento social a que estes idosos estão submetidos, muitos deles estão passando também por violência, expressa de diversas formas:

Continua depois da Publicidade

– Seja por meio do silêncio e abandono de suas famílias – muitas vezes esses idosos são ignorados dentro de casa. Há ainda aqueles que estão há tempos sem receber um telefonema carinhoso de seus familiares;

– Por maus – tratos físicos ou psicológicos;

– Além de exploração financeira. Em alguns casos, são os únicos responsáveis pela renda de casa.

Continua depois da Publicidade

Situações como estas podem estar acontecendo em diversos lares. Por isso, aproveitando a data de 15 de junho, quando ocorre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Manaus intensifica sua atenção com a população da terceira idade, lembrando que o carinho e cuidado com a pessoa idosa é um dever da família e também de toda a sociedade.

E para intensificar as estratégias de atenção e proteção, terá início no próximo dia 8 a Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa em Manaus. Promovida nas dependências da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), a programação contará com atividades de sensibilização ao tema. A ideia é despertar nas pessoas um maior sentimento de proteção e amor aos idosos, oferecendo-lhes atenção, principalmente neste momento de pandemia.

A programação visa ainda incentivar os próprios idosos ou aqueles que vêem e vivenciam qualquer violência contra a pessoa idosa a denunciar os agressores.

Continua depois da Publicidade

15 de junho

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa, o dia 15 de junho passou a ser uma data não apenas de reflexão, mas também de atitude. Afinal, a violência contra a pessoa idosa não pode ser aceita como normal.

Ajude você também a combater a violência contra o idoso neste período de isolamento social. Ligue para o Disque 165 e denuncie. Esta é uma responsabilidade de todos nós.

Continua depois da Publicidade