ESPECIAL PUBLICITÁRIO

ESPECIAL PUBLICITÁRIO


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus comemora 350 anos contando e celebrando sua história

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por Hugo Guimarães

13/10/2019 às 00:27 - Atualizado em 14/10/2019 às 18:41

Por: Secretaria Municipal de Comunicação
Conteúdo de responsabilidade do anunciante

O que define uma cidade? Área, território, conjunto populacional, costumes? Em sua raiz, a palavra cidade deriva do latim civitas, que significa originalmente “condição de cidadão” e de cives, que pode ser traduzido como “homem que vive na cidade” ou “cidadão”. Ou seja, a definição traduz algo que parece óbvio, mas que comumente esquecemos: a cidade sou eu, é você, somos nós. Juntos!

Manaus, a capital considerada o berço da Amazônia, completa 350 anos em 2019 e, em alusão a esta data especial, celebrada no dia 24 de Outubro, a Prefeitura de Manaus realiza uma programação especial com atividades culturais, shows e inaugurações.

PUBLICIDADE

A 22ª edição do Boi Manaus, a inauguração das duas casas mais antigas da cidade que abrigarão a exposição permanente em memória ao artista amazonense Óscar Ramos, a regravação do Hino da Cidade com a entrega do pavilhão universal restaurado e duas praças no coração do Centro Histórico de Manaus, além de um corredor cultural de fotos históricas são os eventos que marcam esta data: um verdadeiro reencontro da cidade com sua memória.

Desde a pequena vila que surgiu no entorno da Fortaleza de São José da Barra, em 1669, até os dias de hoje, em que somamos mais de 2,2 milhões de habitantes, ainda buscamos entender nossas raízes como forma de construir o futuro. Este é o valor do resgate histórico que se promove em comemoração aos 350 anos da cidade.

Boi Manaus 2019

A celebração inicia no dia 23, às 16h, com os tradicionais trios elétricos tomando conta do Complexo Turístico da Ponta Negra, dando início à 22ª edição do Boi Manaus. Mais de 30 atrações entre levantadores de toada, Bumbás de Manaus, grupos de dança, torcida e ritmistas de Boi-Bumbá revezam-se em dois dias de festa. No dia 24, a comemoração continua, no mesmo horário, seguindo noite adentro.

Exposição Manaus 350 anos

Quem for ao Boi Manaus terá a oportunidade de conferir ainda, no Complexo Turístico Ponta Negra, a Exposição Manaus 350 anos, que conta com pesquisa e curadoria do renomado historiador amazonense Otoni Mesquita e tem por objetivo contar a história da Cidade de Manaus, ao longo de seus 350 anos de desenvolvimento, por meio do uso de imagens históricas e cartões postais antigos, apresentando, tanto à população local, quanto aos turistas, parte da rica e diversa história da Cidade de Manaus, seus povos, costumes, belezas e monumentos a partir de aproximadamente 80 imagens históricas da cidade.

PUBLICIDADE

Centro Cultural

Como parte do programa de ressignificação do Centro Histórico de Manaus, a cidade ganha, na semana de aniversário, um novo e importante equipamento cultural em homenagem a um dos principais nomes da arte e cultura contemporânea no Amazonas e no mundo: Óscar Ramos. O Centro Cultural será abrigado nas casas mais antigas da cidade, a 69 e a 77, localizadas na rua Bernardo Ramos, ao lado do Museu da Cidade. O museu recebe a curadoria do artista Sérgio Cardoso e contará com obras, objetos pessoais e estudos de caso feitos pelo artista, além dos inúmeros prêmios que recebeu. Óscar Ramos faleceu aos 80 anos, em junho deste ano.

A inauguração terá a apresentação do ator Akamouth Ysraeli em performance de textos de Fernando Pessoa e “Epílogo”, da “Paixão de Ajuricaba”, primeira peça de teatro escrita pelo autor amazonense Márcio Souza.

Hino

No dia 24 de outubro haverá a histórica apresentação do Hino de Manaus, que foi revisado e contará com partituras para orquestra, banda marcial e piano. A composição de Nicolino Milano e Thaumaturgo Sotero Vaz, datada de 1906, ganha partitura oficial 16 anos após ser aprovada como hino oficial de Manaus, conforme a Lei Municipal 718/2003. Após a apresentação, a ideia é popularizar o hino, uma vez que será gravado em CD, DVD e um livro de partituras será editado.

A apresentação vai ocorrer junto a entrega do Pavilhão Universal restaurado, no Centro Histórico. Após a conclusão da obra, o Pavilhão Universal funcionará como um Centro de Atendimento ao Turista (CAT). A edificação é uma referência ímpar da arquitetura de ferro da Belle Époque, período áureo da cidade de Manaus. O restauro desse monumento resgata elementos existentes na edificação, em 1975, quando a estrutura do Pavilhão estava implantada na Praça Adalberto Vale.

Esta é a homenagem da Prefeitura para a cidade que acolhe a todos: os que chegam e ficam, os que passam, os que partem, os que voltam e os que são as raízes responsáveis por fecundar e fazer florescer esta casa que chamamos Manaus! Viva a cidade, viva Manaus!

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Polícia

Polícia procura homem suspeito de estuprar enteada de 8 anos em Manaus

Polícia Civil pede apoio da população para localizar o suspeito.

há 4 horas

Polícia

Homem é morto a tiros e tem corpo arremessado de segundo andar de residência em Manaus

Crime ocorreu na noite desta segunda-feira (3), no bairro Colônia Santo Antônio.

há 5 horas

Manaus

Em um mês no ar, ‘A Voz do Amazonas – Minuto a Minuto’ amplia rede de transmissão e chega à TV

Programa jornalístico passa a integrar a programação da Rádio Boas Novas e das TVs Boas Novas e Manauara.

há 5 horas

Polícia

Sete anos após massacre, sistema prisional do Amazonas ainda enfrenta superlotação e problemas estruturais

Levantamento do MPAM aponta superlotação em 42 das 62 unidades vistoriadas no interior.

há 6 horas

Mundo

Incêndios florestais obrigam retirada de 60 mil pessoas e destroem centenas de imóveis no estado de Washington

Fogo atingiu a região de Spokane, nos Estados Unidos, e levou o governo estadual a decretar situação de emergência.

há 6 horas