Esporte

Esporte


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Busca por vaga olímpica entra na reta final neste 1º semestre de 2024

Expectativa é que delegação brasileira viaje a Paris com 330 atletas.

04/01/2024 às 08:00

O ano de 2023 marca o início da intensa jornada dos atletas brasileiros que buscam a classificação para a Olimpíada de Paris, agendada para 26 de julho. Com 147 vagas já asseguradas em 27 modalidades, a expectativa é que a delegação nacional reúna até 330 atletas na competição olímpica.

A busca por mais vagas e a confirmação das já garantidas acontecerão ao longo dos próximos meses, com diversas competições e torneios Pré-Olímpicos. Uma das primeiras disputas será no futebol masculino Sub 23, com o Pré-Olímpico programado para iniciar em 20 de janeiro. A seleção brasileira, atual bicampeã olímpica, enfrentará equipes de outros nove países da América do Sul, buscando uma das duas vagas disponíveis.

PUBLICIDADE

A diversidade de modalidades marca os eventos classificatórios. Confira algumas das principais competições:

Basquete:

  • Pré-Olímpico Feminino: 8 a 11 de fevereiro (Belém, Brasil, e Antuérpia, Bélgica).
  • Pré-Olímpico Masculino: 2 a 7 de setembro (Piraeus, Grécia, e Riga, Letônia).

Boxe:

  • Pré-Olímpico 1: 29 de fevereiro a 12 de março (Busto Arsizio, Itália).
  • Pré-Olímpico 2: 23 de maio a 3 de junho (Bangcoc, Tailândia).
  • Atletas já classificados: Bia Ferreira (60 kg), Jucielen Romeu (57 kg), Tatiana Chagas (54 kg) e Keno Marley (92 kg).

Canoagem Slalom:

  • Pré-Olímpico das Américas: 15 a 17 de março (Rio de Janeiro, RJ).
  • Pré-Olímpico de Cross: 7 a 9 de junho (Praga, República Tcheca).
  • Atletas já classificadas: Ana Sátila e Omira Estácia.

EsgRima:

PUBLICIDADE
  • Pré-Olímpico das Américas: 5 a 7 de abril (San José, Costa Rica).

Futebol:

  • Pré-Olímpico da América do Sul: 20 de janeiro a 11 de fevereiro (Venezuela).
  • Seleção feminina já está classificada.

Handebol:

  • Pré-Olímpico Mundial Masculino: 14 a 17 de março (locais a confirmar).
  • Seleção feminina já está classificada.

Remo:

  • Pré-Olímpico das Américas: 14 a 17 de março (Rio de Janeiro, RJ).
  • Pré-Olímpico Global: 19 a 21 de maio (Lucerna, Suíça).

Taekwondo:

  • Pré-Olímpico das Américas: 9 a 10 de abril (Santo Domingo, República Dominicana).

Wrestling (Luta Olímpica):

  • Pré-Olímpico das Américas: 15 a 17 de março (Acapulco, México).
  • Pré-Olímpico Global: 9 a 12 de maio (Istambul, Turquia).

Além dessas competições específicas, atletas de outras modalidades como atletismo, esportes aquáticos, levantamento de peso, skate, ciclismo, surfe, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, entre outros, enfrentarão desafios ao longo do primeiro semestre de 2023, buscando a tão desejada vaga para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. A expectativa é que a delegação brasileira alcance números expressivos na competição.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Esporte

Mônaco entra na disputa e negocia compra de Erick Pulgar do Flamengo por R$23 milhões

Técnico assumiu o clube francês e quer o chileno no futebol europeu; multa rescisória caiu para 4 milhões de euros, mas limite de extracomunitários e proposta da Arábia Saudita são obstáculos.

há 9 minutos

Eleições 2026

David Almeida reúne mais de 70 mil pessoas em convenção do Avante para disputa ao Governo do Amazonas

Organização do evento estima público superior a 70 mil participantes na Alameda Alphaville, na Zona Norte de Manaus.

há 9 minutos

Manaus

Givancir Oliveira é acusado por empresário de receber R$ 500 mil para apoiar fim dos cobradores em Manaus

Presidente do Sindicato dos Rodoviários é alvo de denúncia feita pelo dono da Açaí Transportes; acusação ainda será apurada pelas autoridades.

há 47 minutos

Eleições 2026

Hora do confronto: Primeiro debate é marcado e vai colocar frente a frente os principais candidatos ao Governo do Amazonas

Encontro será realizado no dia 9 de agosto e terá transmissão pela TV, rádio, YouTube e Bandplay.

há 2 horas

Polícia

Suspeito de envolvimento em acidente que matou jovem na Djalma Batista diz não se lembrar da colisão

Homem prestou depoimento à Polícia Civil e alegou possível comprometimento da memória; caso segue sob investigação.

há 2 horas