- Foto: Reprodução
Notícias de Esporte – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizará uma nova eleição para escolher seu presidente no próximo dia 25 de maio de 2025, após mais um afastamento judicial de Ednaldo Rodrigues do cargo. A convocação do pleito foi feita nesta sexta-feira (16) pelo presidente interino, Fernando Sarney, que assumiu a liderança temporária da entidade após a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
A eleição extraordinária vai definir o próximo presidente da CBF para o ciclo 2025–2029, além de eleger oito vice-presidentes e os integrantes do Conselho Fiscal, com três membros efetivos e três suplentes.
PUBLICIDADE
Segundo Fernando Sarney, todo o processo será conduzido de acordo com as normas previstas no Estatuto da CBF e em cumprimento à determinação judicial. A organização do pleito ficará a cargo de uma Comissão Eleitoral Independente, como estipulado pela Lei Pelé (Lei nº 9.615/98).
️ Cronograma Eleitoral:
-
17/05/2025 – Publicação do edital e regulamento
PUBLICIDADE
-
18 a 20/05/2025 – Período de registro das chapas
-
25/05/2025 – Assembleia Geral Eleitoral
PUBLICIDADE
O novo afastamento de Ednaldo Rodrigues foi determinado pelo desembargador Gabriel Zefiro, que questionou a legitimidade da eleição realizada em 2022. O principal ponto de contestação gira em torno da participação de Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, signatário do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que viabilizou a eleição. Laudos médicos apontam que ele já apresentava déficits cognitivos severos desde 2018, devido a um câncer cerebral, o que comprometeria sua capacidade legal para validar o processo.
A instabilidade na gestão da CBF levanta preocupações entre clubes, federações, órgãos fiscalizadores e o próprio Ministério Público, que devem acompanhar de perto o desenrolar do processo eleitoral.