Esporte

Esporte


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

CBF protesta contra arbitragem e envia ofício à Fifa após gol anulado de Vini Jr. na Copa do Mundo

Entidade questiona decisão do VAR no jogo contra a Escócia e pede que o árbitro mexicano César Ramos não apite mais partidas da Seleção Brasileira.

Por Arquipo Goes

26/06/2026 às 12:48 - Atualizado em 30/06/2026 às 09:09

protesto da cbf sobre arbitragem na copa do mundo

Craig Williamson/SNS Group via Getty Images

Resumo:

  • Protesto: A CBF enviou um ofício à Fifa contestando a arbitragem de Brasil x Escócia.
  • Lance polêmico: A entidade reclama da anulação do gol de Vinicius Jr. no primeiro tempo.
  • Pedido: A CBF quer que o árbitro César Ramos não seja escalado para futuros jogos do Brasil.
  • Próximo desafio: A Seleção enfrenta o Japão na segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília).

Notícias de Esporte – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) formalizou um protesto à Fifa após a arbitragem da partida entre Brasil e Escócia, válida pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026.

A principal reclamação é a anulação do segundo gol da Seleção Brasileira, marcado por Vinicius Jr. ainda no primeiro tempo do confronto.

PUBLICIDADE

Leia também: Brasil enfrentará o Japão na próxima fase da Copa do Mundo; veja data, horário e local do jogo

O que aconteceu no lance?

Aos 21 minutos da etapa inicial, Vinicius Jr. roubou a bola do zagueiro Hendry na entrada da área e marcou o segundo gol do Brasil.

No entanto, o árbitro mexicano César Ramos foi chamado pelo VAR para revisar o lance no monitor e decidiu anular o gol, assinalando falta do atacante brasileiro na disputa pela bola.

A decisão gerou reclamações da comissão técnica e dos jogadores brasileiros.

PUBLICIDADE

O que a CBF pede à Fifa?

No documento assinado pelo presidente da CBF, Samir Xaud, a entidade afirma que o árbitro de vídeo não deveria ter recomendado a revisão da jogada.

Além disso, a confederação solicita que César Ramos não seja escalado para futuras partidas da Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo.

Quando o Brasil volta a jogar?

Após terminar a fase de grupos na liderança da chave, o Brasil enfrenta o Japão na próxima segunda-feira (29).

Confira os detalhes da partida:

  • Adversário: Japão;
  • Data: Segunda-feira (29);
  • Horário: 14h (de Brasília).

O confronto vale vaga na fase seguinte da Copa do Mundo.

Contexto

Embora protestos formais contra decisões de arbitragem sejam comuns em competições internacionais, eles não costumam resultar na alteração do resultado das partidas. Em geral, os documentos servem para registrar a insatisfação das federações e podem ser considerados pela Fifa em futuras designações de árbitros.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Incêndio em área de mata assusta moradores no bairro Jorge Teixeira, em Manaus

Fogo atingiu uma área de vegetação na Zona Leste da capital e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros antes de alcançar imóveis próximos.

há 14 minutos

Brasil

Prazo para comprovação de documentos do ProUni termina nesta sexta-feira; veja o calendário das próximas chamadas

Candidatos pré-selecionados na primeira chamada devem entregar a documentação na instituição de ensino para garantir a bolsa de estudos.

há 45 minutos

Política

Governador Roberto Cidade reúne apoiadores na Zona Sul e diz que candidatura a reeleição é para impedir “volta ao passado”

Roberto Cidade reuniu lideranças comunitárias e apoiadores em encontro no bairro Betânia em Manaus e fez críticas à “velha política” durante discurso.

há 53 minutos

Brasil

PL vai punir filiados que fizerem campanha para adversários nas eleições de 2026, diz Capitão Alberto Neto

Deputado federal afirma que candidatos do Partido Liberal poderão responder por infidelidade partidária.

há 1 hora

Brasil

Ex de Preta Gil dispara “bomba-relógio” e ameaça expor os “podres” dos famosos após ser citado em documentário sobre a cantora 

Ex-marido da cantora rebate declarações feitas no documentário sobre Preta Gil e afirma conhecer bastidores da vida de artistas.

há 2 horas