Pesquisar por em AM POST

Esporte

Comitê Olímpico dos EUA vai contestar decisão que retirou bronze de Jordan Chiles

A romena Ana Maria Barbosu assumiu a terceira colocação do Pódio das olimpíadas de Paris.

  • Por AM POST

  • 11/08/2024 às 16:09

  • Atualizado em 12/08/2024 às 13:19

  • Leitura em dois minutos

Comitê Olímpico dos EUA vai contestar decisão que retirou bronze de Jordan Chiles

Comitê Olímpico dos EUA vai contestar decisão que retirou bronze de Jordan Chiles-Foto: Getty Images

O Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC) anunciou neste domingo (11) que apelará da decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) de retirar a medalha de bronze da ginasta Jordan Chiles, conquistada na final do solo durante a Olimpíada de Paris. A medida foi tomada após o CAS aceitar o recurso da Federação de Ginástica da Romênia, que solicitou a reversão da pontuação de Chiles, devolvendo o terceiro lugar à romena Ana Maria Barbosu.

Em comunicado, o USOPC expressou sua firme convicção de que Chiles mereceu a medalha de bronze. “Acreditamos firmemente que Jordan ganhou a medalha de bronze por direito, e houve erros críticos tanto na pontuação inicial pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) quanto no subsequente processo de apelação do CAS que precisam ser resolvidos”, afirmou o comitê.

PUBLICIDADE

O comitê destacou que o erro inicial ocorreu na pontuação da FIG, que foi posteriormente contestada com sucesso pelos treinadores de Chiles, adicionando 0,1 à sua pontuação final e garantindo-lhe o terceiro lugar. No entanto, a decisão do CAS apontou que a revisão da pontuação foi solicitada fora do prazo regulamentar, o que resultou na reversão da medalha.

O USOPC também criticou o processo de apelação, alegando que não teve tempo ou notificação adequados para contestar a decisão de forma eficaz. “Não fomos representados adequadamente ou não tivemos a oportunidade de apresentar nosso caso de forma abrangente”, destacou o comunicado.

A USA Gymnastics, por sua vez, declarou estar “devastada” com a decisão, ressaltando o impacto emocional que a reversão da medalha tem causado na ginasta. Chiles, que inicialmente obteve uma pontuação de 13.666, viu sua nota subir para 13.766 após a revisão, superando a pontuação de 13.700 de Barbosu.

PUBLICIDADE

A competição no solo foi marcada por um desfecho dramático e histórico, com Chiles ao lado de Rebeca Andrade, medalhista de ouro, e Simone Biles, medalhista de prata, compondo o primeiro pódio totalmente negro na ginástica olímpica.

Após a decisão do CAS, Jordan Chiles expressou sua frustração nas redes sociais, publicando mensagens de tristeza e anunciando que se afastaria temporariamente para cuidar de sua saúde mental.

PUBLICIDADE

Redação AM POST

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias