O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Esporte

Eduardo Monteiro de Paula fala sobre Campeonato Amazonense Indígena de Futebol

Segundo ele, o principal objetivo do projeto, além do propósito educativo e esportivo, é resgatar jovens indígenas de situações de perigo.

Por Natan AMPOST

15/06/2022 às 16:15

Redação AM POST

O Jornalista esportivo e ex-atleta Eduardo Monteiro de Paula, conhecido como Dudu, falou em entrevista exclusiva para o AM POST sobre o Campeonato Amazonense Indígena de Futebol, projeto sociocultural idealizado em parceria com o líder indígena da Amazônia Marcos Apurinã e o professor Dr. Gilmar Couto.

PUBLICIDADE

Segundo ele, o principal objetivo do projeto, além do propósito educativo e esportivo, é resgatar jovens indígenas de situações de perigo, como envolvimento no tráfico de drogas, abuso, entre outros.

“Em função das distâncias e da ociosidade das pessoas a perspectiva dos indígenas é praticamente zero. Não há muito o que fazer, tem coisas que eles não podem fazer, pela legislação. Uma outra coisa também que é muito preocupante, é que devido a distância física que esse pessoal fica, imagina, são quase 250 mil indígenas no Amazonas, 180 etnias, 85 idiomas diferentes, os que vem pra cidade na maioria das vezes, infelizmente se corrompem mais, porque como a maioria não tem princípios educacionais que os coloquem na integração da sociedade, eles acabam ficando à margem”, explicou.

A primeira etapa do projeto vai selecionar as melhores equipes, que seguirão para a próxima fase. Porém, existem barreiras que dificultam essa seleção, relacionadas diretamente com a cultura indígena, o que torna o processo mais demorado.

PUBLICIDADE

“Primeiro problema: Tudo bem, tu vais jogar um campeonato, como é que eu vou saber a qualidade do teu time se teu campo de futebol é 10×5? Como é que eu vou saber a qualidade do teu time, se tu jogas descalço? O que nós fizemos para poder fazer a competição? Nós deixamos livre, na primeira fase eles podem jogar da forma que quiserem. Quando teu time ganhar, que vai vir pra outra fase, tem que jogar nas regras da FIFA. Só pra tu imaginar, na área de Tabatinga são 38 mil índios, e aí a gente entra num problema social complicado, que são mais de 300, e um cacique ouve o outro, mas ele é o cacique! Altamente complexo o diálogo”, disse o jornalista.

De acordo com Eduardo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu muito bem o projeto. Além de dar todo o suporte em relação ao campeonato, também fornecerá uniformes e todo equipamento necessário, não somente aos índios que participarão, mas também para as aldeias.

PUBLICIDADE

“A CBF vai distribuir para cada time dois equipamentos completos, e para cada equipe, 4 ou 5 bolas, novas, assinadas pelos jogadores da seleção brasileira. Temos calculado entre 3 a 4 mil bolas para serem distribuídas, que não irão só para os times, iremos dar para as tribos também, como um incentivo”, contou.

O projeto, segundo Dudu, ainda é um embrião, mas promete trazer grandes resultados, trazendo visibilidade e valorização para a cultura indígena bem como impedindo que esses jovens indígenas acabem se envolvendo em maus caminhos.

PUBLICIDADE

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Polícia

Homem é procurado por tentativa de homicídio em Lábrea no Amazonas

Ataque ocorreu no dia 6 de julho, quando o carro e a casa da vítima foram alvos de diversos disparos.

há 9 minutos

Esporte

Chelsea e PSG decidem o título do Mundial de Clubes neste domingo

O confronto promete fortes emoções, reunindo duas das campanhas mais consistentes da competição.

há 40 minutos

Brasil

Homem cobra pensão alimentícia do sobrinho no meio da festa: “Você tem uma semana”

Ele exige que a dívida pendente seja quitada em até sete dias, apontando o dedo em tom de ameaça.

há 1 hora

Política

De opositor a entusiasta: Coronel Menezes decepciona bolsonaristas ao elogiar Omar Aziz

Durante entrevista recente, Menezes afirmou que Aziz “tem a experiência política necessária” para governar.

há 1 hora

Polícia

Homem é preso por abusar de neta da companheira por anos no Amazonas

A escuta especializada da vítima foi um passo crucial na investigação.

há 2 horas