- Foto: Getty imagges
Em um evento marcante ocorrido nesta quinta-feira (20), em Costa Navarino, na Grécia, Kirsty Coventry, ex-nadadora recordista mundial e campeã olímpica, foi eleita a nova presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). Este é um momento histórico pois, pela primeira vez, uma mulher – e igualmente a primeira africana – assumirá o comando da maior entidade esportiva do mundo, responsável pela organização das Olimpíadas.
Kirsty Coventry, aos 41 anos, destacou-se não apenas por sua brilhante carreira nas piscinas mas agora nas esferas administrativas esportivas, sendo a escolha favorita do atual presidente, o alemão Thomas Bach. A eleição, que ocorreu em um único turno, surpreendeu muitos analistas pela forma decisiva como Coventry conseguiu angariar apoio, alcançando exatamente os 49 votos necessários de um total de 97 possíveis para conquistar a presidência.
PUBLICIDADE
A competição viu Kirsty Coventry vencer importantes nomes do esporte e da gestão olímpica, incluindo Sebastian Coe, ex-atleta e executivo de Londres-2012, e Juan Antonio Samaranch, que carrega o legado de seu pai, peça chave na transformação dos Jogos Olímpicos em um negócio multibilionário. Coventry superou Coe, que obteve 8 votos, e Samaranch, com 28 votos. Outros candidatos como o príncipe jordaniano Feisal Al Hussein e líderes de federações esportivas também estavam na disputa.
Expressando seu entusiasmo e honra, Kirsty Coventry declarou: “Estou incrivelmente honrada e animada por ter sido eleita presidente do COI. Quero agradecer sinceramente aos meus colegas de comitê por sua confiança e apoio.” Reconhecendo a carga histórica de seu novo posto, ela adicionou: “A jovem que começou a nadar no Zimbábue, há tantos anos, jamais poderia ter sonhado com este momento. Estou particularmente orgulhosa por ser a primeira mulher presidente do COI e também a primeira da África. Espero que esse voto sirva de inspiração para muitas pessoas. Limites foram superados hoje, estou plenamente consciente de minhas responsabilidades como modelo.”
Com seu histórico de duas medalhas de ouro olímpicas, quatro pratas e um bronze, Kirsty Coventry é a atleta africana olímpica mais premiada da história. Poucos anos após deixar