A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Esporte

Ginasta Rebeca Andrade conquista prêmio Laureus, o Oscar do Esporte

Concorriam ao prêmio com a ginasta brasileira na categoria “Retorno do Ano” o nadador norte-americano Caeleb Dressel.

21/04/2025 às 18:20

Notícias do Esporte – A ginasta brasileira Rebeca Andrade, de 24 anos, tornou-se a primeira atleta mulher do país a vencer o Prêmio Laureus, o Oscar do esporte, criado há 25 anos. Nesta segunda-feira (21), a paulista de Gurarulhos foi laureada na categoria “Retorno do Ano”, disputada por outros cinco atletas indicados. A cerimônia de gala ocorreu no Palácio de Cibeles em Madri (Espanha). Antes de brilhar nos Jogos de Paris, quando faturou quatro medalhas olímpicas (ouro, duas pratas e um bronze), Rebeca Andrade foi sinônimo de superação longe dos holofotes: ela passou por três cirurgias para tratar lesões no ligamento anterior, que quase a fizeram desisitir da carreira.

“Eu me sinto muito feliz e honrada por receber meu primeiro Laureus. Estou orgulhosa, me sinto abençoada pela equipe que tenho e pela família que eu tenho. Eles acreditaram em mim mesmo quando eu não acreditava. Eu gostaria de fazer um agradecimento especial para uma pessoa que está aqui conosco essa noite, que foi uma peça importantíssimo para que o mundo me conhecesse não só como atleta, mas como pessoa também, que é a Aline [Wolff], minha psicóloga. Quero agradecer pelo trabalho, companheirismo, pelo cuidado durante meu período de lesões. Fico feliz de ser uma grande referência para as gerações que estão vindo e para pessoas em geral, de força, de mostrar que a gente pode alcançar os nossos objetivos, independentemente do lugar de onde a gente tenha vindo”, disse Rebeca ao receber o prêmio.

PUBLICIDADE

Concorriam ao prêmio com a ginasta brasileira na categoria “Retorno do Ano” o nadador norte-americano Caeleb Dressel, a esquiadora suíça Lara Gut-Behami, o piloto espanhol de MotoGP Marc Márques, e o jogador indiano de críquete Rishabh Pant e a nadadora australiano Ariame Titmus.

Maior medalhista olímpica do Brasil, com nove pódios, Rebeca Andrade foi o centro das atenções em Paris 2024 ao conquistar o ouro na prova de solo, competindo com a multicampeã norte-americana Simone Biles. Na ocasião, ao subir ao topo do pódio, a brasileira foi reverenciada tanto por Biles (prata) como por Jordan Chiles (bronze), também norte-americana. Rebeca encerrou Paris 2024 com outras três medalhas: duas pratas (individual geral e salto) e um bronze por equipes.

O último brasileiro a ser contemplado com o Laureus na categoria Retorno do Ano foi Ronaldo Fenômeno, em 2003. O atacante também enfrentou cirurgias no joelho antes de ser campeão mundial de futebol (2002) com a seleção brasileira, no caso o pentacampeonato da amarelinha.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Mundo

Terremotos na Venezuela: vídeo mostra equipes cobrindo corpos com cal enquanto número de mortos chega a 1.430

Países seguem enviando ajuda humanitária diante da dimensão da tragédia.

há 8 minutos

Mundo

Número de mortos em terremotos na Venezuela sobe para 1.430, informa governo

Novo balanço aponta mais de 69 mil desaparecidos e centenas de edifícios destruídos após os terremotos que atingiram a região norte do país.

há 11 minutos

Brasil

Prefeito cobra devolução de cachê e chama Gusttavo Lima de “ladrão” após cancelamento de show em Pernambuco

Cleber Chaparral afirmou que a Prefeitura de Surubim pagou R$ 1,3 milhão pela apresentação. Cantor disse que não compareceu por causa de uma intoxicação alimentar.

há 19 minutos

Amazonas

Última noite do Festival de Parintins 2026 promete disputa histórica entre Garantido e Caprichoso

Após duas noites de apresentações, bois-bumbás voltam ao Bumbódromo para a última disputa antes da apuração.

há 40 minutos

Esporte

Brasil deve repetir escalação contra o Japão em duelo decisivo pelas oitavas da Copa do Mundo

Técnico Carlo Ancelotti prepara a Seleção Brasileira para enfrentar os japoneses na segunda-feira (29), em Houston, com a mesma equipe que venceu a Escócia.

há 54 minutos