Aprendizado em altíssimo nível. É isso que as ginastas amazonenses Pollyanna Brito Ramos, 15, e Anne Monteiro, 13, vão atrás em Florianópolis nesta semana. As atletas do Centro Esportivo e Cultural do Amazonas (Cecam) farão um curso avançado de ginástica rítmica na Associação Desportiva Instituto Estadual de Educação (ADIEE), em Florianópolis (SC), sob a orientação de Camila Ferezin – técnica da seleção brasileira de conjuntos.
A dupla viaja nesta terça-feira, 16 de fevereiro, acompanhada da técnica e presidente do Cecam, professora Alessandra Balbi. A qualificação começa na quarta-feira, 17, e vai até sábado, 20. O ADIEE é o mesmo clube onde a ginasta amazonense Bianca Maia Mendonça desenvolveu seu potencial antes de virar medalhista pan-americana com a seleção nos Jogos de Guadalajara 2011.
PUBLICIDADE
Segundo Alessandra Balbi, o conteúdo terá os seguintes tópicos: o balé aplicado à ginástica rítmica, preparação física geral e específica, manejo de aparelhos, elementos corporais obrigatórios na modalidade, elementos de ligação e elaboração coreográfica.
“Além de ser ministrado pela técnica da seleção brasileira Camila Ferezin, trata-se de um curso completo, pois são quatro dias de intensivão. Espero aprender bastante como treinadora e aplicar posteriormente com o restante da equipe aqui em Manaus”, enfatiza a professora Alessandra.
Moradora da Cidade Nova 5 e estudante do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Júlio César Passos, Pollyanna sempre foi apaixonada por balé. Iniciou no esporte no Centro de Excelência Caixa e hoje começa a despontar na equipe adulta do Cecam. O desejo da jovem ginasta é crescer na modalidade.
PUBLICIDADE
“O curso será uma experiência muito boa. Vamos procurar melhorar o manejo dos aparelhos, o nosso movimento corporal, a nossa mentalidade como atleta. Enfim, um grande aprendizado”, comentou Pollyanna.
Anne Monteiro, moradora do Parque 10 e estudante do 9º ano no Colégio Palas Atena, começou a praticar a ginástica em 2013 na turma de Novos Talentos do Centro de Excelência Caixa e atualmente integra a equipe juvenil do Cecam. A menina acompanhava as competições de ginástica na TV e no Youtube e agora busca subir mais uns degraus na promissora carreira.
PUBLICIDADE
“Meu objetivo é melhorar meus movimentos, ficar bem mais leve e aplicar tudo que eu aprender nas competições. Também estou motivada pela oportunidade de fazer um curso com a técnica da seleção brasileira”, conclui Anne.