Esporte

Manaus será sede do JUBs e Beach Games pela primeira vez e movimentará uma média de 16 mil pessoas, entre atletas e comissão técnica

Os eventos, inéditos em Manaus, são considerados os principais das instituições de ensino superior.


Manaus definitivamente vai respirar esporte nos próximos meses. Isso porque, o titular da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Fabricio Lima, acordou neste fim de semana a vinda dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e do Beach Games para outubro e novembro deste ano, respectivamente. Os eventos, inéditos em Manaus, são considerados os principais das instituições de ensino superior e vão disseminar várias modalidades, como também contribuir com a economia local.

“Estive com o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, e conseguimos superar outros locais que também queriam receber o evento, como Goiás, João Pessoa e São Paulo. Nossa cidade se destacou em relação à estrutura e receptivo e não tenho dúvidas que vamos ser um capítulo muito bonito na história do JUBs, que pela primeira vez será realizado na região Norte, descentralizando a competição”, destacou Lima.

Continua depois da Publicidade

O JUBs e o Beach Games, juntos, vão movimentar uma média de 16 mil pessoas, ao contar atletas e comissão técnica, algo que vai beneficiar o turismo esportivo. Para tanto, o secretário Fabricio afirma que vai trabalhar em prol de parcerias, para que além de atuarem pelas competições, as delegações possam conhecer e desfrutar da cultura e costumes do Estado.

“Muitas pessoas tem curiosidade pelo Amazonas, querem saber de sua comida, seus temperos, pontos turísticos e queremos aproveitar isso para injetar a economia local. O JUBs e o Beach Games vão muito além das competições e resultados e acredito que vamos movimentar muito bem nossa economia e comércio, direta e indiretamente”, disse.

Apoio
O JUBS e o Beach Games são uma realização da CBDU e o Brasileiro ainda recebe apoio do Ministério do Esporte, através do investimento de R$8 milhões. A contrapartida do Governo do Amazonas, via Sejel, será a estrutura física das competições, o quer vai envolver a Vila Olímpica de Manaus, Renné Monteiro, Arena Amadeu Teixeira, dentre outros.

Continua depois da Publicidade

“Para o JUBs vamos disponibilizar uma média de vinte praças esportivas, além da rede hoteleira da cidade, que também vai se movimentar para a chegada do evento”, destacou Lima. Ainda pelo Brasileiro, serão disputadas 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas, como badminton, basquete 3×3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Jogos Universitários Brasileiros – JUBs
O maior evento realizado pela CBDU são os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que em 2017 chega a sua 65ᵃ edição. Ao longo dos anos, o JUBs cresceu e se estruturou no que hoje é conhecido como a maior competição universitária da América Latina.

Continua depois da Publicidade