A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Esporte

Ministério Público do RJ recomenda a suspensão de possível retorno do Campeonato Carioca

A instituição recomenda a suspensão de tal possibilidade até que os órgãos públicos de saúde atestem a queda do número de contaminados e de óbitos.

Por Hugo Guimarães

28/05/2020 às 17:47

Agência Brasil

PUBLICIDADE

O retorno do futebol carioca, em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19), ganhou hoje (28) mais um personagem: o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A instituição recomenda a suspensão de tal possibilidade até que os órgãos públicos de saúde atestem a queda do número de contaminados e de óbitos. O MPRJ ainda instaurou uma portaria abrindo um inquérito sobre o caso. Segundo a última atualização da Secretaria de Saúde, o estado do Rio de Janeiro registra 44.886 casos confirmados de covid-19, e 4.856 mortes. A capital lidera o número de óbitos (3.293), seguida das cidades de Caxias (220), Nova Iguaçu (159) e Niterói (99).

A recomendação da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital é para o prefeito Marcelo Crivella e à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). A instituição afirma que instituição afirma que “só assim será possível a flexibilização de forma segura das normas de isolamento e distanciamento”. Procurada pela Agência Brasil, a Ferj se manifestou por meio de sua assessoria de imprensa, da seguinte forma: “a entidade ratifica, uma vez mais, seguir as diretrizes das autoridades municipais de saúde e que, no momento, por não ter autorização para realizar partidas do campeonato na cidade do Rio de Janeiro, mesmo que de portões fechados, sem a presença do público, não o fará (…) até que deixe de existir impedimento ilegal”.

Contactada, a Prefeitura disse que “vai prestar todos os esclarecimentos solicitados pelo MP-RJ”. No último domingo (24), quando se reuniu com 14 dirigentes do 16 clubes que participam do Campeonato Estadual – exceto Botafogo e Fluminense -, Crivella disse que o retorno do Carioca dependeria da curva de casos da covid-19 na cidade. No dia seguinte, os mesmos dirigentes se reuniram com integrantes da Ferj, por videoconferência, e chegaram ao consenso de possível retonro da competição no dia 14 de junho, inclusive com a viabilidade de realização de jogos fora da capital.

Botafogo e Fluminense são contrários a mudanças de regulamento e solicitaram a impugnação da reunião da última segunda-feira (25), cuja ata foi assinada pelos dirigentes do Vasco, Flamengo e outros 12 clubes.

O MPRJ ressalta ainda que o eventual retorno do Campeonato Carioca de Futebol de 2020, ainda que sem público nas praças esportivas, na atual “situação de emergência” em saúde em que se encontra o município do Rio de Janeiro, fatalmente incentivará a aglomeração de pessoas no entorno dos estádios em dias de jogos e a quebra das regras de isolamento social, e de outras medidas de prevenção à covid-19, gerando risco à vida e à saúde do torcedor.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Amazonas

Prefeito de Manaquiri quer gastar R$ 2,1 milhões com manutenção de ar-condicionados e geladeiras

Despacho publicado no Diário Oficial ratifica credenciamento de quatro empresas para atender órgãos e secretarias municipais.

há 16 minutos

Amazonas

Operação apreende 2,5 toneladas de drogas em Coari e causa prejuízo de R$ 57 milhões ao tráfico

Ação na Base Arpão 2 interceptou embarcação vinda do interior e retirou mais de 2,5 toneladas de drogas de circulação.

há 16 minutos

Amazonas

MP fiscaliza filas das galeras e combate reserva irregular de lugares no Bumbódromo de Parintins

Ação busca impedir a ocupação irregular de espaços e assegurar acesso justo ao público durante o Festival de Parintins.

há 43 minutos

Amazonas

Amazonas passa a integrar sistema nacional de inteligência e amplia cooperação com órgãos federais

Adesão ao Sisbin fortalece o compartilhamento de informações estratégicas e a atuação integrada das forças de segurança no estado.

há 44 minutos

Polícia

Policial Militar é preso suspeito de exploração sexual de menor em Manaus

Vítima foi localizada durante diligências policiais e recebeu acompanhamento especializado após o resgate.

há 1 hora