A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Esporte

Neymar é substituído por erro da arbitragem e se revolta em derrota do Santos

Quarto árbitro se equivocou com numeração na placa e sacramentou saída do camisa 10

Por Arquipo Goes

17/05/2026 às 14:05 - Atualizado em 18/05/2026 às 10:48

Neymar discutindo com a arbitragem durante a partida Santos e Coritiba

Foto: Marcos Ribolli

Resumo

Uma confusão generalizada da arbitragem marcou a derrota do Santos por 3 a 0 diante do Coritiba, neste domingo, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão. O quarto árbitro errou ao erguer a placa de substituição, indicando a saída de Neymar para a entrada de Robinho Júnior, quando o plano do técnico era sacar o lateral Escobar. O camisa 10, que recebia atendimento fora do campo, revoltou-se, discutiu com a arbitragem e levou cartão amarelo. Como o jogo foi reiniciado após a entrada do substituto, a alteração não pôde ser desfeita.

PUBLICIDADE

Notícias de Esporte – O confronto entre Santos e Coritiba válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro foi palco de um dos lances mais bizarros do futebol nacional recente. Durante o revés do Peixe por 3 a 0 na Neo Química Arena, o craque Neymar acabou deixando a partida mais cedo devido a um erro crasso de comunicação e sinalização por parte da equipe de arbitragem.

Leia também: Amazonas FC é superado pelo Floresta no Ceará e liga sinal de alerta na Série C

O Equívoco na Placa Eletrônica

O lance polêmico se desenrolou na etapa complementar da partida. No momento em que a comissão técnica do Santos preparava uma alteração tática, Neymar estava temporariamente fora das quatro linhas recebendo atendimento médico no músculo da panturrilha.

Aproveitando a paralisação, a diretoria santista enviou a ficha de substituição pretendendo a saída do lateral-esquerdo argentino Gonzalo Escobar para a entrada do jovem Robinho Júnior. No entanto, ao erguer a placa eletrônica, o quarto árbitro acabou sinalizando incorretamente o número 10, decretando a saída compulsória do principal astro do time.

PUBLICIDADE

Protestos, Cartão e Papel Comprovante

Ao erguer os olhos e notar seu número no painel luminoso, Neymar demonstrou total incredulidade e tentou retornar às pressas para o gramado para travar a burocracia do jogo. O atacante iniciou uma ríspida discussão com o trio de arbitragem de campo, alegando que aquela modificação jamais havia sido solicitada pelo treinador. Pela intensidade dos protestos, o jogador acabou punido com o cartão amarelo.

Inconformado, o camisa 10 pegou em mãos o papel oficial de alteração preenchido pelo clube — que trazia textualmente o nome de Escobar — e o exibiu diretamente para as câmeras de transmissão e para o árbitro principal como prova do erro da mesa de controle.

Neymar discutindo com a arbitragem durante a partida Santos e Coritiba

Foto Reprodução Premiere

Sem Chance de Retorno

Apesar da evidência física do erro do quarto árbitro, o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acabou jogando contra o clube litorâneo. Como o substituto Robinho Júnior já havia pisado no gramado de jogo e a partida foi autorizada a reiniciar pelo apito principal, a alteração foi considerada juridicamente consumada.

Impedido por lei desportiva de retornar ao duelo, Neymar teve de caminhar diretamente para o banco de reservas esbravejando contra a organização. Desestabilizado pelo erro burocrático e em desvantagem técnica, o Santos não encontrou forças para buscar uma reação no placar e acabou amargando o revés por 3 a 0. A diretoria alvinegra informou que pretende formalizar uma reclamação na comissão de arbitragem da entidade.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Política

Roberto Cidade rebate acusação de Salazar e aponta despreparo do vereador: “A máscara do palhaço tá caindo”

Presidente da Aleam afirma que declarações do vereador são infundadas e resultado de “descontrole”

há 15 minutos

Polícia

Policial civil preso pela PF era responsável por conduzir viatura em esquema de roubo de ouro no Amazonas

Investigação aponta que Luciano Granjeiro atuava como “piloto” de viatura usada no transporte de ouro ilegal em operação criminosa interestadual.

há 22 minutos

Amazonas

Roberto Cidade defende investigação e punição de envolvidos em operação da PF no Amazonas

Governador afirmou que qualquer servidor público que tenha cometido irregularidades deve responder pelos atos e garantiu apoio às investigações

há 30 minutos

Brasil

TSE analisa suspensão de pesquisa eleitoral que apontou vantagem de Flávio Bolsonaro sobre Lula

Tribunal Superior Eleitoral julga nesta terça-feira (9) decisão que suspendeu divulgação de levantamento após questionamentos sobre a metodologia utilizada pelo instituto AtlasIntel

há 52 minutos

Piloto de Fuga

Operação Piloto de Fuga amplia investigação sobre maior carga de ouro apreendida no Amazonas 

Ação é desdobramento das operações que investigam esquema ligado a carregamento milionário de ouro.

há 58 minutos